Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão festeja 19 anos e tem dia de adoração

compartilhar no:

Santuario_RC_feve_2014– Logo cedo, cheguei ao pé da Serra do Urucu e me meti entre a capoeira e o mato. –

O Santuário Nossa Senhora Imaculada Rainha do Sertão ergue-se sobre uma esplanada encostado ao Morro Urucum, no município de Quixadá, no Sertão Central cearense. A base da torre triangular fica exatamente a 501 metros e 12 centímetros acima do nível do mar. Foi inaugurado no dia 11 de fevereiro de 1995, pelo bispo emérito Dom Adélio Tomasin.

Dom Adélio Tomasin explica a história do Santuário

A ideia do Santuário

Durante a festa de Nossa Senhora do Carmo, Dom Adélio Tomasin, estava celebrando na Catedral; “depois da comunhão não sei explicar como nem porque, veio-me a mente a seguinte frase: “Por que tu não pensaste em construir uma casa para minha Mãe?” E vi o Santuário entre os monólitos, um lugar que dominava o sertão. Contei ao povo de Deus em voz alta e clara, embora com muita timidez, a pequena história que havia vivido, sentado na minha cadeira e com Jesus no coração. Agora, era eu que esperava a reação do povo. Fiquei surpreso. Todos se levantaram e reagiram àquela história com uma estrondosa e demorada salva de palmas. Assim brotou a ideia do Santuário”, disse Dom Adélio.

A escolha do Lugar

– Não me recordo se foi no mesmo dia ou no dia seguinte, fui até a frente da Catedral e de lá pela primeira vez notei a beleza selvagem do Monte Urucum. Situava-se entre a Serra Branca e a Serra Preta. Era o mais alto morro e, além disso, parecia ter na frente uma espécie de platô, onde provavelmente poderia ser possível construir o Santuário.

Depois de uns dias eu quis ver o que realmente havia lá em cima. Logo cedo, cheguei ao pé da Serra do Urucu e me meti entre a capoeira e o mato. Não adianta descrever a “escalada”, voltei para casa todo arranhado e sujo, mas muito feliz. Lá em cima não havia na realidade uma superfície larga e plana, mas poderia ser aplainada.


{module [270]}

Por que o santuário?

Quando refleti sobre o fato, procurei compreender porque Deus queria uma casa para Nossa Senhora. Podia ser isto: honrar a Nossa Senhora Mãe de Deus; criar um foco de irradiação de devoção Mariana; ajudar o nosso povo e a Igreja toda de Quixadá a compreender o projeto que Deus quis realizar em Maria e por Maria; recordar sempre que Maria faz parte não só da Igreja, comunidade de homens, mas da Igreja mistério, porque estamos ainda longe da compreensão de Maria neste mistério da Salvação do homem e do mundo; mostrar Maria como Mãe de Deus, Mãe da Igreja, nossa mãe. Na reflexão lembrava-me que Ela foi também à primeira missionária (em ordem de importância) da América Latina, e havia pouco tempo que o Papa tinha indicado Maria como a Estrela da Nova Evangelização;

Enfim, esperava que acontecesse o que de fato aconteceu em todos os santuários marianos: muitos homens e mulheres que vivem longe de Deus, encontram no Santuário e no abraço da Mãe, o caminho da conversão que leva a Deus e transforma suas vidas.

Primeira Pedra

– Foi no dia 12 de outubro de 1993 abençoada e colocada a primeira pedra do Santuário. Tudo foi simples, tudo foi emocionante. As nuvens, o voo das aves, o deslumbrante pôr do sol, os monólitos ao redor formavam um cenário inesquecível.

Mas quem participou, sente ainda algo no coração, pois os sentimentos mais profundos não eram provocados por essas coisas bonitas, mas pela fé e o amor a Mãe de Deus. Havia um detalhe que também nos comovia. Tinha iniciado as escavações dos alicerces sem ter praticamente dinheiro. Quando uma jovem da minha terra, ao saber que queria construir um Santuário a Nossa Senhora, mandou-me parte da herança recebida de seu pai e esse dinheiro deu para fazer todos os alicerces.

Solenidade da Rainha do Sertão: 11.02.2013 – Terça-feira
Celebração Eucarística às 07:00h 09:00h 11:00h 15:00h e

17:00h Missa de Encerramento e após Arreamento da Bandeira
10:20h Apresentação Musical no Santuário

Serviço:

Santuário: Comunidade Mariana Oásis da Paz
(88) 3412.1373 ou (88) 9689.1188
Casa de Retiros: Comunidade Mariana Boa Semente
(88) 3402.2760 ou (88) 9986.1400

Escreva algo