Coluna Amadeu Filho: Médico Eudásio Barroso tinha respeito e amor aos pacientes

compartilhar no:

Foto de Eudásio Barroso / DivulgaçãoQuerido pela população foi eleito prefeito municipal para o período de 25/03/1955 a 25/03/1959, realizando uma profícua administração.

 

Você já imaginou um médico cuidar de pacientes como se cada um fosse um rei ou rainha? Já imaginou ser atendido por um profissional com um sorriso e até abraços? Para o médico Anastácio Eudásio Barroso, todo dia era dia de salvar vidas! Este querido médico humanitário não admitia o desespero de uma criança ou de uma pessoa idosa.

Nascido em Itapipoca, em 27/07/1921, este médico humanitário chegou à Terra dos Monólitos no ano de 1948. Simples, prestativo, honesto, logo conquistou o coração de todos os moradores da então pequena Quixadá. Ganhou a confiança das autoridades e foi nomeado, em 1952, para o cargo de médico do Serviço de Higiene Municipal.

Querido pela população foi eleito prefeito municipal para o período de 25/03/1955 a 25/03/1959, realizando uma profícua administração e priorizando a área da saúde. Também foi eleito deputado estadual, como representante quixadaense, para o período de 1963 a 1971. Por motivos familiares, teve que ir morar em Fortaleza, deixando bem tristes  os quixadaenses, principalmente às pessoas mais simples. 

Dr. Eudásio Barroso faleceu em 23/07/1981, o que fez chorar os filhos da Terra dos Monólitos que nunca o esqueceram. Lembro-me que minha mãe, dona Itamar, ao saber de sua morte, fez esse comentário, com lágrimas nos olhos: “ele foi um anjo que dedicou a vida ao próximo”.

{module [270]}

Nota do autor: Fiz este texto inspirado numa pergunta de uma paciente no nosso hospital municipal: Quem foi Eudásio Barroso, Amadeu? Como a História é feitas à várias mãos, peço, por favor, para que este texto seja melhorado e com mais informações. Fico grato!

Acessando o blog Amadeu Filho você terá a oportunidade de conhecer mais sobre a história de Quixadá.

Amadeu Filho
Colunista da RC
Radialista Profissional
Acesse também o blog Amadeu Filho

Escreva algo