Você já imaginou um médico cuidar de pacientes como se cada um fosse um rei ou rainha? Já imaginou ser atendido por um profissional com um sorriso e até abraços? Para o médico Anastácio Eudásio Barroso, todo dia era dia de salvar vidas! Este querido médico humanitário não admitia o desespero de uma criança ou de uma pessoa idosa.
Nascido em Itapipoca, em 27/07/1921, este médico humanitário chegou à Terra dos Monólitos no ano de 1948. Simples, prestativo, honesto, logo conquistou o coração de todos os moradores da então pequena Quixadá. Ganhou a confiança das autoridades e foi nomeado, em 1952, para o cargo de médico do Serviço de Higiene Municipal.
Querido pela população foi eleito prefeito municipal para o período de 25/03/1955 a 25/03/1959, realizando uma profícua administração e priorizando a área da saúde. Também foi eleito deputado estadual, como representante quixadaense, para o período de 1963 a 1971. Por motivos familiares, teve que ir morar em Fortaleza, deixando bem tristes os quixadaenses, principalmente às pessoas mais simples.
Dr. Eudásio Barroso faleceu em 23/07/1981, o que fez chorar os filhos da Terra dos Monólitos que nunca o esqueceram. Lembro-me que minha mãe, dona Itamar, ao saber de sua morte, fez esse comentário, com lágrimas nos olhos: “ele foi um anjo que dedicou a vida ao próximo”.
{module [270]}
Nota do autor: Fiz este texto inspirado numa pergunta de uma paciente no nosso hospital municipal: Quem foi Eudásio Barroso, Amadeu? Como a História é feitas à várias mãos, peço, por favor, para que este texto seja melhorado e com mais informações. Fico grato!
Acessando o blog Amadeu Filho você terá a oportunidade de conhecer mais sobre a história de Quixadá.
Amadeu Filho
Colunista da RC
Radialista Profissional
Acesse também o blog Amadeu Filho