Governo e prefeitura de Ibaretama assinam ordem de serviços para construir cisternas

compartilhar no:

sole_cama_nelson-martins

Serão construídos 78 quintais produtivos, 58 cisternas de enxurradas e 28 barragens subterrâneas.

 

O Secretário do Desenvolvimento Agrário, Nelson Martins, e a prefeita do município de Ibaretama, Elíria Freitas de Queiroz, assinaram um contrato para a construção de cisternas de placa e quintais produtivos para comunidades rurais do município. A solenidade aconteceu na Câmara Municipal e recebeu diversas autoridades municipais e agricultores beneficiados.

Conforme o Secretário Estadual, os quintais produtivos são utilizados para a produção de alimentos, mantidos com cisternas de enxurrada como forma de convivência sustentável com o semiárido, onde, são usadas para acumular água das chuvas a serem usadas para a agricultura familiar. Já as barragens subterrâneas, que serão construídas no município, são construídas dentro de pequenos riachos, nas comunidades, que acumulam água da chuva no subsolo.

Em Ibaretama, foi assinada a ordem de serviços para a construção de 78 quintais produtivos, sendo 58 cisternas de enxurradas e 28 barragens subterrâneas, que serão executadas pelo Instituto Antônio Conselheiro-IAC, com investimento de R$ 958,7 mil.

A prefeita Elíria de Queiroz, em seu discurso, pediu mais ajuda ao Secretário Estadual, “secretário recebemos o município sucateado por isso peço aumento da verba para as horas de trator, pois o município está sem condição de ajudar neste momento os nossos agricultores”. O presidente da Ematerce, José Maria Pimenta, ajudou em seu discurso, “prefeita, o seu pedido de clemência será, sem dúvida, atendido pelo secretário Nelson Martins”, acrescentando ainda que os agricultores tem hora certa para plantar, “plantar tem dia certo, se chover e demorar pra plantar, o sertanejo perde, se chover demais perde, por isso, é fundamental que o trator chegue na hora certa”, destacou.

Presente à solenidade, o deputado Osmar Baquit pediu à prefeita, que tente tirar o município da inadimplência com o Governo Estadual, “Eliria sei que deixaram Ibaretama com cinco pendências junto ao Estado, tente quitar para que eu possa mandar emenda parlamentar e ajudar o povo de Ibaretama”, e foi mais além, “tenho certeza que o secretário Nelson vai aumentar de 20 mil reais para 60 mil reais o repasse do programa Hora de Plantar no município”, concluiu.

Ao discursar, o secretário Nelson Martins, destacou a importância das barragens subterrâneas e dos quintais produtivos para a população mais carente, e, no fim, anunciou que serão construídas mais 512 cisternas de placas em breve no município, “com relação ao pedido feito pela prefeita, e apoiado pelo Deputado Osmar e pelo presidente da Ematerce, não poderia deixar de atender, mas só podemos garantir 40 mil reais, os outros 20 mil vamos analisar com calma”. O tesoureiro, Cristiano Goes, também destacou os avanços do governo Cid Gomes para o interior.

Esteve presente à solenidade, os secretários: administração, Karpergeanne Vieira; Agricultura, Claudio de Paula; Saúde, Rivia Elen; Recursos Hídricos, Dr. Erivan Maia e de Obras Audisio Correia; a presidente da Câmara, Carla de Freitas – Carlinha e os vereadores Aldenor Queiroz, Antônio Lucílio-Ti e Valberleno Oliveira.

Escreva algo