Quixadá: TSE defere registro da candidatura de Audênio Moraes(PT); composição continua

compartilhar no:
Audenio_morais_fm_central27_01
Audênio Moraes (foto: arquivo RC)

Com base nos cálculos do portal RC e sem qualquer mecanismo oficial, a composição diplomada não sofrerá alteração.

O ministro Herman Benjamin, do Tribunal Superior Eleitoral-TSE deferiu o registro de candidatura a vereador do petista José Audênio Moraes da Silva. Ele interpôs um recurso especial em face do acordão do Tribunal Regional Eleitoral que havia seguido a decisão da juíza da 6ª Zona Eleitoral de Quixadá.

Na espécie, a candidatura foi indeferida pela juíza da 6ª Zona Eleitoral de Quixadá e pelo Tribunal Regional Eleitoral-TRE com base na inelegibilidade do art. 1º, I, g, da LC 64/90. Opostos embargos de declaração, foram rejeitados. A Procuradoria-Geral Eleitoral opinou pelo desprovimento do recurso.

“Ante o exposto, dou provimento ao recurso especial, nos termos do art. 36, § 7º, do RI-TSE, para deferir o registro de candidatura de José Audênio Moraes da Silva ao cargo de vereador de Quixadá/CE nas Eleições 2016.” Finalizou a decisão monocrática.

Composição da Câmara Municipal

Com base nos cálculos do portal Revista Central e sem qualquer mecanismo oficial, a composição diplomada não sofrerá alteração. Audênio tirou 831 votos, insuficiente para conseguir uma vaga na próxima legislatura, mas ficou na terceira suplência da Coligação PT / PEN / PPL / PSD / PTB / PTC, atrás apenas do suplente Dudu 961, Ticão 918 e Audênio 931.

Ainda conforme os dados do portal Revista Central, a computação dos votos de Audênio foi insuficiente para a coligação petista conseguir a 6ª vaga no quociente eleitoral, porém, permanece com seis vagas eleitas por média.

Entenda

Três coligações elegeram cada um vereador: “PPS / DEM / PSDB”- Iranildo Bacurin; “PRB / PMN” – Evaristo; e “PMDB/PV” – Laércio Oliveira; ficando ainda com saldos de votos.

A coligação “PSL / PRTB” – conseguiu eleger 3 vereadores no quociente eleitoral Darlan Piaba, Neto do Custódio, Guto da Glaudiesel e um por média, Jesyca Severo. Faltaram 525 votos para eleger o quarto no quociente. As 4 vagas foram garantidas.

A coligação “PT / PEN / PPL / PSD / PTB / PTC” conseguiu eleger 5 vereadores por quociente eleitoral: Cézar Augusto, Ivan Construção, Marcelo Ventura, Denis Dutra, Rosa Buriti, e um por média, no caso Zé Maria da Artvidro. Ficando assim com seis cadeiras na Câmara Municipal. O saldo negativo dessa coligação é de 971 votos.

A outra coligação “PSC / PTN / PR / PSB / SD” permanece com as quatro vagas, ao eleger o

Professor Damasceno, Luiz do Hospital e Cabo Marlim no quociente eleitoral e Louro da Juatama por média. Seu saldo negativo para eleger Louro por quociente foi de 1.723 votos.

Quando citamos saldo negativo é referente aos votos restantes para eleger o candidato por quociente eleitoral e não depender da sobra.

Escreva algo