Dia histórico: Quixadá e região Central ganham base da CIOPAER com helicóptero altamente equipado

Região Central: Um dia histórico pela sua grande relevância para Quixadá e os municípios circunvizinhos, o governador Camilo Santana entregou na manhã desta sexta-feira(06), uma nova base da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) e um helicóptero.

O equipamento fica em um anexo ao aeroporto e tem aproximadamente 900 m² de área, e conta com um hangar para aeronaves e a sede do equipamento, com: sala de manutenção, sala operacional, sala para serviço aeromédico, alojamentos masculino e feminino, sala de armas, sala para embarque e desembarque de autoridades e refeitório.

Essa é uma aeronave biturbina leve, em versões multimissão, voltada para operações de segurança pública, defesa civil, combate a incêndios, inteligência policial, fiscalização das divisas, fiscalização e monitoramento dos recursos hídricos, resgate em terra e no mar, transporte de enfermos e feridos graves, com o suporte de médico, transporte de órgãos humanos para transplante, dentre outras missões diversas em benefício da população cearense. Um dos serviços será a transferência de vítimas em estado gravíssimo para os hospitais do Sertão Central ou Instituto Dr. José Frota, em Fortaleza.

Segundo o governador, o helicóptero foi comprado na Alemanha e custou quase 40 milhões de reais. Camilo falou rápido e reforçou suas conquistas na segurança pública, acrescentando a chegada do BpRaio em diversas cidades do interior e de quase 10 mil novos agentes da segurança pública.

A aeronave vai atender toda a região Central e terá um efetivo de 20 policiais altamente treinados para que os trabalhos sejam efetuados com sucesso.

Para o prefeito Ilário Marques, essa conquista foi graças ao esforços conjunto de seu grupo  político.  Clébio Pavone, prefeito de Quixeramobim também elogiou a conquista. Edinho de Banabuiú esteve presente e acredita que será um equipamento que vai ajudar a todos da região. Estiveram presentes ainda os prefeitos de Choró, Marcondes Jucá; Ibicuitinga, Franzé Carneiro; Ibaretama, Edson Moraes; Senador Pompeu, Mauricio Pinheiro.

Helicóptero sobrevoando já em atividade

Governador e prefeito de Quixadá conhecendo a aeronave

Discurso do governador Camilo Santana

Chegada do governador e fala do prefeito de Quixadá

Tags: