Quem é o empresário quixadaense milionário que recebeu título de cidadão maranhense

compartilhar no:
Antônio Barbos, ao lado da esposa, e do residente do Sindicato da Construção Civil no Maranhão, Fábio Nahuz (Foto: O Maranhense)

O empresário milionário Antônio Barbosa de Alencar teve sua história de vida reconhecida pelos parlamentares do Maranhão, o que lhe rendeu um título de cidadão maranhense essa semana. A notícia sequer chegou a repercutir por aqui, mas Antônio Barbosa tem uma uma história com enredo recheado de polêmicas, riquezas e superação.

Se você ainda não tinha ouvido falar em Antônio Barbosa de Alencar, deveria: ele é um quixadaense nato e que possui uma das maiores riquezas do mundo empresarial em sua área de atuação, o que lhe garante o título de referência no mercado. Hoje ele é um dos homens mais ricos do Maranhão, estado onde mora.

Atualmente Barbosa é o nome por trás de uma empresa que atua na construção civil desde 1992 e que garante emprego há cerca de três mil pessoas. Sua principal atividade é a construção de empreendimentos institucionais, públicos e privados, como prédios comerciais, hospitais e fábricas, obras de infraestrutura, saneamento e urbanização. Nesse período já entregou cerca de 30 mil obras.

Barbosa nasceu em Quixadá mais sua vida hoje chama muito mais atenção no Maranhão. Ele vive no solo maranhense há mais de 40 anos e se tornou um dos mais ricos e bem sucedidos empresários. Por lá fundou a Dimensão Engenharia e Construção LTDA. Além desta, com o passar dos anos, criou outras quatro empresas: a Aço Maranhão, Saga Engenharia, Wasser Comercio e Representações, Posto Gazzo e Total Ferro, empresas estas fruto de lucros da Dimensão Engenharia.

“Eu costumo dizer que São Luís é a melhor cidade do mundo. Falar de investimento, falar de negócios, de crescimento é algo muito importante. O que eu tenho pra falar é que sou empreendedor, comecei as nossas empresas há 30 anos e a gente começou, quando falo começou é porque começamos do zero”, disse Barbosa.

Mas seu nome não é envolto apenas em boas histórias, há um capítulo espinhoso. Em 2016 Antônio Barbosa de Almeida e Mirella Palácio de Alencar, donos da empresa, foram ameaçados ser condenados à prisão por suposta participação no esquema de fraude em licitações para construção de 64 hospitais de 20 leitos do programa Saúde é Vida. A ex-governadora do Maranhão, Roseana Sarney, também estaria supostamente ligada aos crimes.

Mais tarde a suspeita se confirmaria: o quixadaense foi preso em uma operação deflagrada também em 2016 pela Polícia Federal (PF). De acordo com a PF, Barbosa foi flagrado sonegando impostos federais e, quando fiscalizado pela Receita Federal, pagou propina aos auditores. Dois anos depois, já solto, a Justiça decidiu que ele e outras sete pessoas tivessem cerca de R$ 7 milhões indisponibilizados. Há um ano a Justiça decidiu pela indisponibilidade de bens dele.

Passado espinhoso à parte, na noite em que foi homenageado, após receber a condecoração, o empresário agradeceu à Assembleia Legislativa, especialmente ao deputado Yglésio, a homenagem que lhe foi conferida. Muito comovido, ele proferiu um discurso visivelmente emocionado, ao relembrar a sua trajetória de homem simples, que teve de enfrentar inúmeras dificuldades e desafios, até se firmar como um empresário de sucesso.

“Este é um momento único para mim; é um momento de extrema felicidade na minha vida”, afirmou Antônio Barbosa de Alencar, ao abrir seu discurso. Ele fez um relato sobre sua experiência na área empresarial e fez também uma breve explanação sobre os projetos sociais realizados por suas empresas.