A peleja do Pedras Brancas: açude volta a tomar água, chega a 5% do volume, mas índice preocupa

compartilhar no:
Reservatório responsável pelo abastecimento de Quixadá chegou ao seu nível mais crítico em cerca de 20 anos (Foto: RC)

Quixadá: O açude Pedras Brancas, reservatório responsável pelo abastecimento de Quixadá, voltou a ganhar recarga depois das chuvas dos meses de fevereiro, março e abril. Os dados são do Portal Hidrológico da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O açude encontra-se atualmente com pouco mais de 5% de seu total.

A informação das recargas volta a alimentar a esperança em relação à vida do açude. O Pedra Branca peleja pala continuar vivo, e resiste mesmo com as ações decorrentes da seca e da ausência de chuvas capaz de voltar a lhe trazer um aporte considerável. Por menor que seja o volume acumulado, portanto, é grande a esperança de que o açude possa se recuperar.

Segundo os dados do Portal Hidrológico da Cogerh, até a última sexta-feira (6) o Pedras Brancas tinha 5.52% de seu volume total. Em acúmulo de água, esse percentual representa 25 mil metros cúbicos de água armazenados. A última vez que o Pedras Brancas havia chegado a esse igual acúmulo foi há pouco mais de um ano, no dia 4 de abril de 2021.

Desde então, o índice vinha caindo e a água do Pedras Brancas foi deixando de acumular água. Ele perdia mais água do que ganhava em aporte, conforme mostram os dados e projeções da Cogerh. São essas mesmas projeções que indicam a esperança pela recuperação do açude. Em 2018, depois de atingir esse nível, o reservatório quixadaense voltou a ter aporte e há quase 17% de acumulado.

Apesar da esperança, o índice de água acumulada ainda preocupa. Nos últimos quase 20 anos o Pedras Brancas só chegou a atingir essa marca de 5% de acumulado duas vezes, sendo a segunda este mês. O volume máximo suportado pelo Pedras Brancas é de 456 mil hectômetros de metros cúbicos. Conforme os dados da Cogerh atualmente a operação do açude libera 20 litros por segundo para perenização.