Sinais da esperança: UPA de Quixadá chega ao terceiro dia seguido sem pacientes com coronavírus

compartilhar no:
Upa_quixada_frente
Unidade de Pronto Atendimento está com leitos de internação por Covid-19 zerado há três dias (Foto: arquivo RC)

Quixadá: Se até poucos dias o cenário em Quixadá era de preocupação, embora os cuidados ainda necessitem ser mantidos, já há um claro sinal de que estamos vivendo dias mais tranquilos em relação a pandemia do coronavírus: pelo terceiro dia seguido, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) não registra a entrada de pacientes confirmados com Covid-19.

A informação foi compartilhada pela secretária de saúde de Quixadá, Benedita Oliveira, em suas redes sociais. No final da noite desta segunda-feira (21), Benedita escreveu em seu perfil na rede social facebook: “UPA 24h. Terceiro dia sem pacientes confirmados com a Covid-19”. O emoji de mãos juntas, simbolizando a oração, foi o comentário mais utilizado na postagem da secretária.

Benedita vem compartilhando, desde o último dia 19 de junho, as informações que confirmam o índice zerado de procura pela UPA por parte de pacientes que tenham testado positivo para o coronavírus. Naquele dia, a enfermaria Covid-19 da ala de UTIs do Hospital e Maternidade Jesus, Maria, José (HMJMJ) só estava com 50% de ocupação.

Já no dia 20, em sua postagem, os números apresentados por Benedita Oliveira mostravam-se ainda mais animadores: a ocupação dos leitos de enfermaria estava na casa de 45%, cinco pontos percentuais a menos do que o dia anterior. Na postagem de ontem a titular da saúde de Quixadá não trouxe informações detalhadas sobre as ocupações.

Dados da plataforma IntegraSUS mostram que o número da média móvel de casos em Quixadá vêm caindo semanalmente, o que indica um período de estabilidade do vírus. A Prefeitura do município, no entanto, tem alertado que a situação pode voltar a piorar casos a população esboçe um comportamento agressivo, que venha a comprometer o rendimento e o controle da pandemia alcançado até aqui.

Conforme os dados do Boletim Epidemiológico informado pela Prefeitura de Quixadá, também há três dias o número de casos suspeitos do coronavírus, também vem diminuindo nos últimos dias. Somente nas últimas 48 horas, o total de casos suspeitos caiu de 71 para 45. Atualmente 281 pessoas cumprem isolamento domiciliar.