Quixeramobim: Paciente diabética reclama da falta de fitas e lancetas, “nem previsão para chegada”

compartilhar no:
Receituário médico aponta que paciente é diabética e precisa do material para aferição diária de glicemia.

Uma paciente diabética de Quixeramobim expôs uma situação de alerta para quem tem a doença e precisa de material para monitorar diariamente o índice de glicemia no sangue.

Através das redes sociais, Sônia Maria desabafou: “sou diabética, necessito dessas lancetas e fitas como muitos diabéticos, mas não tinham nem previsão para chegada”. Ela relata também que ouviu várias indignações de outras pessoas que estavam na fila.

Desde 2006, por meio da lei federal de n° 11.347, o município deve oferecer ao paciente diabético os insumos e medicamentos para acompanhamento e tratamento da doença. Por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), os pacientes podem solicitar as fitas e lancetas que são utilizadas para verificar o índice de glicemia, indo até uma Unidade Básica de Saúde ou até mesmo na própria Secretaria de Saude do município. Em casos de negligência, o paciente pode procurar vias judiciais para garantir a assistência.

Por fim, a mulher apresenta seu receituário médico, onde é solicitado a entrega de canetas e fitas para aferição de glicemia diária. Desapontada com a falta dos itens em Quixeramobim, ela relata preocupada: “quem sabe quando vai chegar?”.