Ceará recebe nova remessa de vacinas da AstraZeneca e CoronaVac nesta quinta-feira (13)

compartilhar no:
Novo lote de vacinas deve chegar ao Ceará hoje, e será distribuída aos municípios (foto: divulgaçao)

O Ceará deve receber, nesta quinta-feira (13), mais um carregamento de doses para a campanha de imunização contra a Covid-19 nas cidades. Camilo Santana, governador do Ceará, informou sobre a chegada do novo carregamento no seu facebook. Serão cerca de 173.750 doses.

Conforme Camilo Santana, deste total, 103.750 doses serão da fabricanta AstraZeneca. As demais 70 mil doses restantes serão da CoronaVac, do laboratório Butantan. De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), as doses da vacina serão utilizadas para a aplicação da primeira e da segunda dose.

O anúncio feito por Camilo traz um pequeno alívio àqueles que estão aguardando tomar a segunda dose da vacina Coronavac. Como a produção da vacina está em baixa, o envio de doses para os estados brasileiros está ocorrendo em um ritmo bem menor do que o habitual. Com isso, a vacinação da segunda dose em algumas cidades está paralisada.

Por conta do atraso no envio de doses, a vacinação no Ceará com o imunizante do Butantan está comprometido e terminou virando caso de justiça: o Governo do Ceará pediu, na Justiça, que novas doses sejam enviadas ao estado. Camilo Santana destacou o fato em suas redes sociais e comemorou a chegada de novas doses da vacina.

“Além disso, aguardamos ainda o envio das 25.019 doses de CornaVac relativas à ação que o Estado ganhou hoje na Justiça Federal. Não vou descansar um minuto até que todos os cearenses estejam vacinados”, escreveu o chefe do executivo estadual.