Abril encerra com o maior número de mortes por Covid-19 desde o início de 2021 no Sertão Central

compartilhar no:
Números fornecidos pela plataforma IntegraSUS mostram crescimento no número de casos de óbitos em abril (Foto: Fernanda Borges)

Região Central: O mês de abril se encerrou com a lamentável marca do mês com a maior quantidade de mortes por coronavírus, entre pacientes contaminados em cidades do Sertão Central. Isso significa que: no considerado entre as 18 cidades da região, o mês com mais mortes entre todas elas foi o mês passado.

Os dados foram levantados pelo Revista Central junto à plataforma IntegraSUS. Os números do IntegraSUS são atualizados duas vezes ao dia, e em algumas situações, casos ainda sob suspeita podem endossar a lista à medida que são divulgados os resultados dos exames de causa morte.

Entre o dia 1º e 30 de abril deste ano, as cidades do Sertão Central que fazem parte da 8ª Área de Desenvolvimento em Saúde (ADS), registraram um total de 69 óbitos em decorrência do coronavírus. No mês anterior, março, o número tinha sido de 46 mortes.

As informações dos dois primeiros meses, janeiro e fevereiro, também evidenciam o aumento alarmante de mortes em abril. Enquanto em janeiro foram somados 20 óbitos, em fevereiro foram 26.

Ainda conforme o IntegraSUS no período 4.078 casos de Covid-19 foram confirmados no último mês e outros 1.215 casos ainda estão em investigação, ou seja, são pessoas que apresentaram os sintomas, fizeram um teste e estão aguardando o resultado que comprove a existência ou não do vírus.

Quixeramobim foi a cidade que acumulou o maior número de mortes: foram 33 falecimentos confirmados em função do coronavírus. Quixadá aparece na sequência, na lamentável lista, com 20 mortes. Pedra Branca teve cinco e Milhã registrou quatro mortes.