Águas da chuva alagam ruas, invadem casas e moradores ficam no prejuízo em Iguatu

compartilhar no:

Moradores interditam um lado da avenida Perimetral, em Iguatu. [Foto: Reprodução/Tem de tudo]

A chuva que banhou o município de Iguatu, no Centro-Sul cearense, nas últimas horas, trouxe prejuízos para moradores dos bairros Areias e Cajueiro. Com as ruas alagadas, as águas invadiram as residências gerando um enorme problema nas comunidades.

Conforme a Fundação Ceanrese de Meteorologia (Funceme), a chuva que caiu na sede de Iguatu, entre quarta-feira e quinta-feira (15), foi de 86 milímetros, a segunda maior do Estado nas últimas 24 horas. O volume de água foi suficiente para alagar os bairros que sofrem com a insuficiência de escoamento.

Nesta manhã, moradores saíram para protestar e interditaram uma lado da avenida Perimetral, montando barricadas e impedindo a passagem de veículos no sentido Acopiara/Iguatu. Segundo Ivan, um dos moradores afetados, o prejuízo é grande; “estou sem trabalhar, meu carro foi tirado num guincho, muita gente perdeu geladeira, televisão […] tem casa que a água tá dando na cintura”.

Moradores andam por ruas alagas em Iguatu após chuvas. [Foto: Reprodução/Tem de tudo]
O vice-prefeito, Franklin Bezerra (PSDB), atualmente prefeito em exercício, esteve no local do protesto e autorizou que uma escavadeira começasse a trabalhar para aumentar a abertura do único canal de escoamento das águas, que fica ao lado do estacionamento de um atacado. Apesar da autorização, o problema se mostrou maior e requer um projeto bem estruturado de engenharia para ser resolvido definitivamente.
Ruas do bairro Cajueiro alagadas. [Foto: Reprodução/Tem de Tudo]

Os moradores prometeram liberar a passagem da avenida somente após o problema ser solucionado ainda que provisoriamente, já que o acesso às residências está bloqueado pelas águas. “Saímos de lá com água acima do joelho”, conta a moradora Rivani.

Previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para a tarde e noite em Iguatu, nesta quinta-feira, é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas. Para amanhã, a previsão é de chuva isolada.