Boa Viagem entrará em lockdown a partir de sexta-feira (5) com barreiras sanitárias

compartilhar no:
Barreiras sanitárias vão permitir a entrada somente de pessoas que comprovem residência no município.

Na tarde desta quinta-feira (4), a Prefeitura de Boa Viagem anunciou durante coletiva de imprensa realizada na tarde desta quinta-feira (4), que o município entra em isolamento social rígido, também conhecido como lockdown, a partir de sexta-feira (5) e segue nesta condição até o dia 18 de março.

A decisão acontece com o município em situação de contágio altíssimo da Covid-19. Segundo a equipe municipal de epidemiologia, já tem paciente em Boa Viagem, entubado, aguardando para ser transferido para um leito de UTI. Ainda de acordo com a equipe, até ontem, quarta-feira (3), 10 pacientes de Boa Viagem estavam internados, sendo dois na cidade e outros oito em municípios como Quixeramobim, Fortaleza e Tauá.

O levantamento da pasta responsável aponta ainda que 85% dos pacientes internados estão em Unidade de Terapia intensiva (UTI), sendo este o indicador responsável por classificar Boa Viagem em estado grave ou gravíssimo pela Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa).

Somente em 2021, Boa Viagem já registrou oito óbitos em decorrência do coronavírus, sem incluir ainda outras mortes que continuam em investigação. “Nossa conselho é que fique em casa”, alerta a coordenadora de epidemiologia. A equipe de vigilância ressalta ainda para procurar atendimento hospitalar quando apresentar sintomas como coriza, febre alta e falta de ar. “Estamos vivendo um momento muito complicado”.

Lockdown

De acordo com a procuradoria do município, o decreto municipal deve ser publicado ainda nesta quinta-feira com todas as medidas e em consonância com o Governo do Estado. O procurador do município, Roberto Campelo, adiantou que bares e restaurante estarão proibidos de funcionar. “Vamos ter sim o lockdown”, disse o procurador.

A fiscalização no município, aponta a procuradoria, vai ficar mais rígida com ações efetivas da Guarda Civil Municipal, apoio da Polícia Militar e demais forças de segurança. Barreiras sanitárias devem reforçar a fiscalização nas entradas de Boa Viagem, permitindo apenas a entrada de pessoas com residência no município.