Estudantes de Quixadá elaboram planos de marketing para empresas de saúde fictícias

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Estudantes do curso técnico em Gerência de Saúde de Quixadá criaram um plano de marketing para empresas fictícias criadas pela turma no início do curso. Desde as primeiras disciplinas, a turma vem aperfeiçoando os empreendimentos, de acordo com o conteúdo estudado nas aulas.

A professora Rose-Eloise Holanda, da disciplina de Gestão de Marketing, explica que a turma foi dividida em quatro equipes. Desta vez, a atividade teve como objetivo criar o marketing das empresas que estão sendo planejadas pelos alunos. “Eles pegaram as imagens que já tinham criado no PowerPoint, em outra disciplina, e fizeram em cima disso um vídeo com alguma promoção da clínica que eles criaram, fazendo a parte de gravação e som. Os vídeos ficaram bons e atenderam o objetivo do plano de marketing digital da empresa. Os alunos tiveram êxito, mesmo não tendo acesso a grandes tecnologias”, explica a docente.

Ainda segundo a professora Rose, as empresas criadas pelos estudantes já foram objeto de estudo da turma em outras duas disciplinas do curso técnico em Gerência de Saúde: Fundamentos da Administração e Gestão, Organização e Planejamento em Saúde.

O aluno Douglas dos Santos Macário, 17 anos, fez parte da equipe que criou a empresa Viverclin. O jovem lembra que o grupo vem aperfeiçoando o empreendimento hipotético desde o ano passado. “Foi muito bom, porque trouxe uma nova visão para mim do marketing, além de aprender um pouco mais dele e de como funciona todos os processos e etapas. E o legal dessa atividade é que ela trouxe como seria na prática, já que a aula traz o aprendizado teórico”, conta o estudante.

‘Foi umas das disciplinas mais importantes, porque podemos aprender mais sobre marketing. Vimos que ele é bem amplo não se limita só às propagandas. Existe todo um planejamento para acontecer a divulgação de qualquer empresa”, conta a estudante Laiza Lopes, 17 anos. Ela integrou a equipe que simulou a criação da POPDAT – Policlínica Pública Dom Adélio Tomasin. O nome foi escolhido em homenagem ao bispo-emérito de Quixadá.

Já a estudante Karlla Soraya Gomes, 16 anos, associou o plano de marketing de uma empresa a um mapa em uma viagem, que só tem utilidade ao tirar as ideias do papel para aproveitar as férias no destino escolhido. “Com o plano de marketing também é assim: só funciona se for colocado em prática para atrair mais clientes, gerar mais vendas e fazer a empresa crescer”, compara.