Por causa da pandemia, MPCE impediu aglomeração em missa de chegada de novo padre no interior do Ceará

compartilhar no:
Na igreja, apenas 70 dos 300 lugares puderam ser ocupados (Foto: reprodução)

Toda vez que um padre novo chega em uma cidade, é aquela festa: tem procissão, a população vai para a entrada da cidade receber o novo pároco, lota a igreja pra festejar o momento, e tudo mais o que tenham direito. Mas, e dentor de um contexto de pandemia, como isso pode ser possível? A posse de um novo padre no interior do Ceará despertou a atenção do Ministério Público do Ceará (MPCE) que interviu e pediu que a solenidade de chagada do religioso na cidade obedeça aos protocolos de segurança.

O fato está acontecendo na cidade de Umirim. Depois que soube da chegada do novo pároco por meio da Diocese que abrange o município, o MPCE entrou em ação. O órgão tem se mantido vigilante quanto às medidas que estão ocorrendo em várias cidades em função da uma possível nova onda de disseminação do coronavírus, e como esse tipo de ocasião sempre aglomera muitos fiéis em função de uma festa religiosa, o ógão interviu e impôs uma série de medidas.

Ocorrida na noite de ontem, na igreja matriz da cidade de Umirim, a celebração que oficializou a chegada do novo padre Antônio Dimas Bezerra Lima seguiu todos os protocolos sanitários preconizados pelo Governo do Estado. Dos 300 lugares que estavam disponíveis na igreja, apenas 70 puderam ser ocupados pelos fiéis.

Entre as medidas obrigatórias estava o uso obrigatório de máscaras durante toda a cerimônia; disponibilização de álcool em gel para a higienização das mãos; e distanciamento social. O promotor de Justiça Edilson Izaías de Jesus Junior, titular da Promotoria de Justiça de Umirim, vem acompanhando as ações de enfrentamento à Covid-19 no Município e fez um pedido para que a população da cidade evite aglomerações, especialmente durante a celebração de posse do novo pároco.

“Nós estamos no meio de uma pandemia, por isso, algumas medidas, caso do isolamento social, são fundamentais para evitar que mais pessoas se infectem e, infelizmente, venham a óbito em nossa cidade”, ressaltou. Vale lembrar que, em caso de descumprimento das medidas sanitárias e protocolos de segurança, os autores poderão ser responsabilizados, tanto na esfera civil quanto criminal.