Segunda fase de campanha contra Febre Aftosa é prorrogada até 19 de dezembro

compartilhar no:

A segunda etapa de Campanha contra Febre Aftosa 2020 está prorrogada até o próximo dia 19 de dezembro. A decisão foi acatada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) após pleito da Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (Adagri), vinculada da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), que reiterou que o estado de isolamento social motivado pela Pandemia causada pela Covid-19 afetou a adesão a Campanha.

Vale ressaltar que a segunda etapa é obrigatória para todos os animais com até 24 meses de idade. A meta é vacinar cerca de 950 mil bovinos e bubalinos, que corresponde a cerca de 40% do rebanho cearense. Segundo o último boletim sobre a vacinação foram vendidas 780.363 doses de vacina.

“Estamos trabalhando para tornar o Ceará Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, mas para isso temos que cumprir a meta de vacinar no mínimo 90% de todo o nosso rebanho. Por isso é muito importante a conscientização do nosso produtor rural, que vem se dedicando e mantendo em dia a imunização do seu rebanho”, destaca a presidente da Adagri, Vilma Freire.

Segundo o diretor de fiscalização e inspeção da Adagri, Amorim Sobreira, as revendas veterinárias do Ceará já estão com os estoques abastecidos para atender toda a demanda da Campanha. “Para essa etapa o produtor não precisa se preocupar pois as doses são mais do que suficientes para vacinar todos os animais de 0 a 24 meses de idade. Já estão distribuídas nas revendas veterinárias quase 1,4 milhão de doses”, destaca Amorim Sobreira.