Acadêmica de direito, técnico de enfermagem e educadora do CRAS de Quixeramobim estão entre os presos na Operação policial

compartilhar no:
Várias equipes da Polícia participaram da ação, incluindo um helicóptero do Ciopaer (Foto: SSPDS-CE)

Quixeramobim: A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), divulgou em nota à imprensa, no fim da tarde desta sexta-feira (18), os detalhes da operação que desarticulou uma organização criminosa no Sertão Central. Entre os envolvidos como “cabeças” do esquema, estão uma estudante de direito, uma educadora social do município e um técnico de enfermagem que trabalhava no Hospital Municipal de Quixeramobim.

A operação que levou à captura dos suspeitos mapeou durante um ano toda a cadeia criminosa da organização. Durante a ofensiva policial, foram presas as pessoas que exerciam funções de chefias, responsáveis por pontos de comercialização de drogas em bairros distintos, os responsáveis pelas entregas, além dos fornecedores dos entorpecentes para abastecer o grupo criminoso em Quixeramobim.

Conforme a SSPDS-CE, a líder do esquema era uma mulher: Maria Creusa Teixeira de Lima, de 33 anos. Do total de 52 pessoas presas, Creusa faz parte de um total de 12 suspeitos que já estavam presos preventivamente por envolvimentos com outras ações, e que tiveram um no comandado de prisão cumprido contra seu desfavor. Creusa tinha passagem por roubo e em julho deste ano foi detida no Passaré, em Fortaleza, em outra operação da Polícia.

Técnico de enfermagem do Hospital de Quixeramobim está entre os presos (Foto: Sistema Maior)

Uma das prisões que mais surpreenderam pelo perfil profissional que carregava, foi a de Lucas da Silva Martins, de 33 anos. Ele é técnico em enfermagem e trabalhava no Hospital Municipal de Quixeramobim. A Polícia Civil afirma que Lucas é o braço direito de Creusa no grupo criminoso. Outra prisão de destaque foi a de Elizabely Patrício Barboza, de 32 anos. Ela trabalhava no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade e se aproveitava da condição de educadora social para realizar o tráfico de drogas, achando que passaria despercebida. Também foi presa Joyce Nogueira da Silva (21), acadêmica de direito e namorada de um dos suspeitos de chefiar o tráfico de drogas na região. Com a prisão do namorado, ela assumiu o posto vago deixado por ele, como indicam os levantamentos policiais.

Os detalhes do esquema foram divulgados na manhã desta sexta-feira em coletiva de imprensa na sede da SSPDS-CE na Capital. Durante a coletiva o delegado Thiago Salgado, titular da Delegacia Municipal de Quixeramobim e responsável pelas investigações, informou que além das prisões e apreensões, foram bloqueados cerca de R$ 70 mil que estavam depositados nas contas dos alvos. “Isso é só o começo da nossa investigação. Entre os capturados estão onze pessoas que possuem Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) que podem ser empresas que serviam para a lavagem de dinheiro. Vamos aprofundar as investigações com as novas provas colhidas com essa operação”, disse Thiago Salgado.

A ofensiva policial foi deflagrada, por meio da Delegacia Municipal de Quixeramobim, nas primeiras horas da manhã dessa quinta-feira (17). Foram cumpridos 54 mandados de prisão e 50 de busca e apreensão nas cidades de Quixeramobim, Boa Viagem, Madalena e Quixadá, no Sertão Central, e em Fortaleza. No total, 42 pessoas foram presas, além do cumprimento de 12 mandados de prisão em desfavor de suspeitos que já se encontravam recolhidos no sistema prisional do Estado. Os dois últimos presos foram capturados na manhã de hoje (18) em Fortaleza.

Foram capturados 35 suspeitos em Quixeramobim, dois em Boa Viagem, um em Madalena e três em Fortaleza. Além das prisões, foram apreendidos 20 veículos – sendo 13 motocicletas e sete carros, além de aparelhos celulares, a quantia de R$ 7 mil em espécie e drogas. Também foi realizado o sequestro de bens do grupo criminoso. No total, 230 policiais civis participaram da ação, que foi coordenada pelos departamentos Técnico Operacional (DTO) e de Polícia Judiciária do Interior Sul (DPJI Sul) da PCCE, com o apoio dos departamentos de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI Norte), da Capital (DPJC), Metropolitana (DPJM), Especializada (DPJE), além do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Proteção aos Grupos Vulneráveis (DPGV), de Recuperação de Ativos (DRA) e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core).