Operação da Polícia Civil combate pirataria digital no Ceará e em outros nove estados

compartilhar no:
Operação do Ministério da Justiça contra a pirataria acontece na Bahia e em outros 9 estados — Foto: divulgação

Dois homens foram presos em Fortaleza na 2ª fase da Operação 404, realizada no Ceará e outros nove estados, na manhã desta quinta-feira (5). Um dos suspeitos foi alvo de três mandados da operação nacional e outro tinha um mandado em desfavor dele. Eles são investigados por crimes praticados contra a propriedade intelectual na internet – pirataria digital.

A ação realizou bloqueio ou suspensão de 252 sites e 65 aplicativos de streaming ilegal de conteúdo, desindexação de conteúdo em mecanismos de busca e remoção de perfis e páginas em redes sociais, informou a Polícia Civil do Ceará (PCCE).

As investigações da Operação 404 mostraram que os suspeitos capturavam o sinal e realizavam a retransmissão ilegal de conteúdo para assinantes do serviço. O grupo também ganhava dinheiro por meio da veiculação de propagandas em sites piratas – muitos deles com servidores em outros países.

Os alvos presos em Fortaleza foram encontrados nos bairros Presidente Kennedy e Jardim América.

Ao todo, são cumpridos, por determinação judicial, 25 mandados de busca e apreensão em 10 estados: Ceará, Bahia, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Santa Catarina e São Paulo.

O trabalho é coordenado pela Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A primeira fase da operação, realizada em novembro de 2019, teve investigações em 12 estados, mas o Ceará ainda não constava na lista.

O nome da Operação 404 faz referência ao código de resposta do protocolo HTTP para indicar que a página não foi encontrada ou está indisponível.

Com informações do G1