‘Povo brasileiro não será cobaia de ninguém’, diz Bolsonaro sobre vacina contra coronavírus

compartilhar no:

Um dia após o ministério da Saúde anunciar que compraria milhões de doses da Coronavac, vacina contra o coronavírus do laboratório chinês SinoVac, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse que os brasileiros não serão “cobaias”.

“Para o meu governo, qualquer vacina, antes de ser, disponibilizada à população, deverá ser comprovada cientificamente pelo ministério da Saúde e certificada pela Anvisa. O povo brasileiro não será cobaia de ninguém”, escreveu o presidente nas redes sociais.

A manifestação foi feita após apoiadores do presidente cobrarem fortemente uma posição de Bolsonaro sobre a compra da vacina, testada no Brasil em parceria com o Instituto Butantan.

“Não se justifica um bilionário aporte financeiro num medicamento que sequer ultrapassou sua fase de testagem. Diante do exposto, minha decisão é a de não adquirir a referida vacina”, declarou

A CoronaVac está na terceira e última fase de testes. Segundo o governo de João Doria, entre os 9 mil voluntários que estão participando do programa, 35% tiveram efeitos adversos leves e nenhum teve efeitos colaterais graves. A previsão do governo paulista é de que, até dezembro, a Anvisa aprove a imunização.

Na última terça-feira, 20, Doria havia se reunido com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. Depois da conversa entre os dois, veio o anúncio da compra. Apoiadores de Bolsonaro, que veem o governador de São Paulo como opositor, agora pedem que Pazuello seja retirado do cargo.