Piquet Carneiro registrou uma das temperaturas mais frias do Ceará em agosto

compartilhar no:
Centro da cidade de Piquet Carneiro (Foto: divulgação)

Região Central: o município de Piquet Carneiro, situado na região Centro do estado, foi uma das cinco cidades entre todos os 184 municípios do Ceará, que registrou as menores temperaturas no mês de agosto. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) a temperatura mais baixa registrada na cidade durante o último mês foi de 16º.

Incomum para a região, o registro de temperatura em Piquet Carneiro foi um dos cinco mais baixos registrado no Ceará. A tempratura mais fria foi contabilizada em Barro, com 13º e Tauá, com 13,6º. Viçoca do Ceará registrou 15º, seguida por Piquet Carneiro, com 16º e Morada Nova, com 16,7º.

Até 17 de agosto, no entanto, Barro já havia superado diversas vezes a temperatura mínima de Barbalha. A cidade do Sul do Ceará, conforme a Funceme, aparece cinco vezes entre as dez temperaturas mínimas mais baixas de 2020. A baixa de 13°C foi observada pela primeira vez às 6h do último dia 11.

Essa não foi a primeira vez que Piquet Carneiro surgiu com um registro tão frio. No último dia 23 de julho o Portal Revista Central noticiou que os termômetros na cidade chegavam a 16º no dia anterior. Naquele período, além de Piquet Carneiro, só houve uma temperatura bem abaixo: foi na cidade de Barro, na região do Cariri, onde os termômetros chegaram a 14,9º.

O tempo mais frio é sentido geralmente na madrugada ou nas primeiras horas do amanhecer e foi explicado pela Funceme. “A variação da temperatura ao longo do dia tem relação, principalmente, com a radiação. Em dias com céu limpo, os raios solares atingem a superfície terrestre com maior facilidade por não ter a presença de nuvens para bloquear a passagem. Com isso, aquece mais a superfície terrestre em comparação a dias com céu nublado. Durante a noite, essa radiação dissipada da superfície se perde com mais facilidade, deixando o ambiente com uma menor temperatura”, explicou o órgão.