Quixeramobim tem 229 profissionais de saúde com Covid-19, enquanto em Ibaretama ninguém da área da saúde está contaminado

compartilhar no:
Centro de Ibaretama: na cidade, nenhum profissional está com coronavírus (Foto: divulgação)

Região Central: não bastasse ser a cidade da região do Sertão Central com o maior número de mortos pelo Covid-19, e que vive um dos mais pavorosos momentos deste o início da Pandemia, Quixeramobim é também o município que está entre os que mais possuem profissionais da área da saúde, infectados com o coronavírus. As informações são da plataforma IntegraSUS mantida pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesa).

A cidade aparece como a quarta com o maior número de profissionais em números absolutos, exceto a Capital e os que compõem a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). De acordo com o levantamento dos dados gerados pela plataforma, Quixeramobim possuia até a última quarta-feira (19) um total de 229 profissionais que atuam na área da saúde e que testaram posivito para o Covid-19.

O município de Sobral, na Região Norte, com 703 casos, registra a maior quantidade de agentes infectados fora da Região Metropolitana. Chaval, Marco e Guaramiranga também figuram como os municípios que mais têm profissionais trabalhando no enfrentamento à pandemia, e que foram contaminados pelo Covid-19. A maior parte dos profissionais de saúde positivados para o novo coronavírus (Sars-Cov-2) permanece na Capital, mesmo com o avanço da doença no Interior do Estado. Os 19 municípios da RMF somam 9.502 casos confirmados.

Por outro lado, o Sertão Central também guarda pérolas de sucesso e que merecem ser consideradas como case de sucesso no combate à doença. Ibaretama festeja, conforme os dados do IntegraSUS, como um dos apenas quatro municípios do Estado em que nenhum profissional que trabalhe na área da saúde, tenha sido infectado no período da pandemia. As outras cidades a comporem a lista são Aiuaba, Antonina do Norte e Granjeiro.

Em todo o Ceará, os dados do IntegraSUS de quarta-feira (19) mostram que quase 58 mil profissionais de saúde já tinham sido considerados suspeitos do coronavírus. Ao fazerem o teste, mais de 15 mil já confirmaram que tinham testado positivo e outros 9 mil estão aguardando o resultado. Dos que estão infectados, mais de 19 mil, conforme os dados, estão cumprindo quarentena para se recuperar da doença.