Prefeito de Quixadá “aproveitou” pandemia e período pré-eleitoral para colocar quase 500 novos prestadores de serviços

compartilhar no:
Seleções convocam trabalhadores sem concurso na Prefeitura de Quixadá (foto: reprodução)

Quixadá: O Ministério Público Eleitoral tem atuado firme em vários municípios para evitar o uso do poder político e financeiro nesse período pré-eleitoral, mas na Terra dos Monólitos, o prefeito municipal não tem dado trégua as centenas de contratações, no entanto, aparentemente, Ilário Marques não sofre qualquer fiscalização. Seleções e convocações ocorrem quase toda semana.

No concurso público de 2016 tem dezenas de aprovados esperando convocação pela vaga de auxiliar de serviços gerais, assim, para burlar a decisão judicial, o prefeito criou uma seleção para zelador. A escolha aparentemente não ocorre de forma imparcial, em virtude da banca.

Para se ter ideia, somente em 2020 já ocorram 20 convocações de prestadores de serviços. Nos últimos meses, a superlotação de “selecionados” turbinam a folha de pagamento. Muitos desses contratados têm forte ligação, curiosamente, com vereadores, secretários e demais políticos da gestão.

No último dia 3 de agosto, o prefeito chamou 24 selecionados para o cargo de zelador, para atuação na Secretaria Municipal de Trânsito, Cidadania, Segurança e Serviços Públicos. No mesmo dia, foram chamados outros 14 trabalhadores para o cargo de capinador, outros 27 já tinham sido convocados.

Apesar de Quixadá não ter jardins, 13 jardineiros foram convocados pelas seleções da gestão municipal.

O cargo de agente administrativo tem no concurso público, mas 2ª convocação para contratação temporária seleção pública simplificada do edital no 008/2020, convocou cinco selecionados e foi além, cinco auxiliar de serviços gerais da supracitada seleção, deixando os aprovados fora. Além de cargos de motorista. No entanto, a 19ª convocação do edital nº 002/2019 chamou até o 34ª auxiliar de serviços gerais.

16 convocação para contratação temporária seleção pública simplificada do edital no 008/2020, convocou terminou de chamar 110 serventes, além do 21º classificado do cargo de calceteiro e o 14º pedreiro. A 15ª convocação para contratação já havia chamados os demais.

Outro edital, chamou 11 pessoas para ocupação do cargo de capataz, e 18 maqueiros.

Toda essa pesquisa ocorreu no período da pandemia, também foram criados diversos cargos e nomeações de várias pessoas para ocupação de cargos comissionados.

Cabide de emprego

Para analista político, esse tipo de seleção em período pré-eleitoral é normalmente usada para que os convocados deem sustentabilidade eleitoral ao gestor. É o chamado uso do poder político e da máquina pública a favor de campanha eleitoral,  popularmente conhecido como cabide eleitoral.

Todas as convocações são disponibilizadas: http://quixada.ce.gov.br/publicacoes/