Ibaretama é única cidade do Sertão Central sem ter alunos do ensino médio com Covid-19

compartilhar no:
Centro de Ibaretama: na cidade, nenhum aluno da rede estadual está com coronavírus, diz IntegraSUS

Região Central: um levantamento feito pelo jornal Diário do Nordeste na plataforma IntegraSUS mostrou que a cidade de Ibaretama é a única de todas as 18 cidades que compõem o Sertão Central, que não possui nenhum aluno matriculado na rede estadual de ensino, com sintomas de coronavírus ou mesmo com a confirmação da doença.

A divulgação dos números chegam em um momento decisivo para a educação no estado, em que opiniões se confrontam no sentido de decidir quando as aulas presenciais devem retornar. Muitos, sobretudo as escolas de ensino particular, estão pleiteando o retorno das atividades, enquanto a decisão do governo é para que esse tema ainda seja discutido com profundidade e mais cautela.

No total, apenas 11 municípios de todos os 184 no estado do Ceará não tem registro de aluno do ensino médio com infecção provocada pelo Covid-19. Além de Ibaretama, são eles os outros: Abaiara, Aiuaba, Altaneira, Antonina do Norte, Jati, Palhano, Penaforte, Saboeiro, Tarrafas e Umirim.

“Ao mesmo tempo, também é fora da Capital e Região Metropolitana onde está a incidência mais alta do novo coronavírus, como em Frecheirinha, na Região Norte, que contabiliza 348,2 a cada 100 mil habitantes. Este valor chega a ser cerca de 37 vezes maior que a taxa de Fortaleza, atualmente em 9,4”, informou o jornal.

Por outro lado, apenas de Ibaretama ser a única cidade do Sertão Central a não possuir nenhum aluno matriculado no ensino médio e que esteja ou tenha sido diagnosticado com coronavírus, o levantamento também mostra que nenhuma cidade da região Centro está entre as que possuem os maiores índices de contaminação entre alunos por cada 100 mil habitantes.

De acordo com o Diário do Nordeste em todo o Ceará, 4.187 estudantes testaram positivo para a doença pandêmica. Deste número, 3.917 estão recuperados (93,5%) e outros seis vieram a óbito em decorrência de complicações clínicas. As vítimas são dos municípios de Fortaleza (3), Barro (1), Itapajé (1) e Porteira (1). “Ainda conforme o IntegraSUS, a Sesa já realizou 11.020 testes para detecção da Covid-19 em alunos da rede pública estadual. A Pasta também investiga 2.738 casos considerados suspeitos”.