Pós-estação: Funceme registra nesta quinta (30) chuvas em Quixadá, Banabuiú, Itatira e Quixeramobim

compartilhar no:
Quixadá também registrou chuva nas últimas 24 horas (Foto: Jackson Perigoso)

Região Central: não foi por falta de aviso: a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) já tinha deixado o recado que até sexta-feira (31) o Ceará, no geral, apresentaria condições de tempo firme, mas que como clima e tempo mudam de uma hora para outra, uma chuva fraca poderia surgir. E surgiu.

De acordo com os dados do órgão de meteorologia cearense, nas últimas 24 horas, voltou a chover no Ceará ea maioria delas, se concentrou justamente em municípios da região Centro do Estado. Itatira, Quixadá, Banabuiú e Quixeramobim registraram chuvas, sendo que este último município, foi o que teve a maios pluviometria: 12 mm, no posto de informação do Radar da Funceme.

Mapa confirma predomínio de chuvas isoladas no Ceará na região Central (Imagem: Funceme)

Nos outros três municípios, a chuva não passou dos 5.8 mm, valor observado em Banabuiú. Quixadá teve apenas 3 mm e Itatira, 2 mm, valor em água que se configura muito mais como uma neblina do que como uma chuva, mas serviu para amenizar o clima que amanheceu frio em parte das cidades do Sertão Central.

Conforme a previsão detalhada da Funceme, as pequenas e breves chuvas podem ser explicadas a partir de áreas de instabilidade sobre o oceano Atlântico ao norte e ao leste da região Nordeste, porém, a tendência é de não influenciarem nas condições meteorológicas do estado. “Entre a noite e madrugada desta quinta-feira (30), as macrorregiões Jaguaribana e Sertão Central poderão registrar chuva fraca e passageira”, disse a Funceme, e foi exatamente o que houve.

As precipitações observadas romperam um período de oito dias sem chuvas observadas no Ceará, mas afora a instabilidade assegurada pela Funceme, não há mais garantia de que as chuvas devem continuar. O período chuvoso, chegou ao fim no final de maio, por exemplo. E, de acordo com a previsão do tempo para esta quinta Predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões com possibilidade de chuva nos litorais do Pecém e Norte, na Ibiapaba e no Sertão Central e Inhamuns. Na sexta-feira (31) a previsão é de Predomínio de nebulosidade variável em todas as regiões.