Sistema da UFC aponta que curva de mortes por coronavírus deve estabilizar em julho

compartilhar no:

Daqui a pouco mais de um mês o estado do Ceará deverá ter passado pelo seu pior momento com relação ao número de mortes causadas pelo coronavírus. Um levantamento realizado pela Universidade Federal do Ceará e publicado pelo jornal Diário do Nordeste apontam que até 15 de julho, 90% das mortes por Covid-19 já deverão ter ocorrido e então, o Estado chegará a ter a sua estabilização na curva de óbitos.

As previsões foram apontadas por dados do Sistema de Monitoramento Preditivo (SIMOP), mantido pela instituição de ensino, com base nas informações da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa). Trocando em miúdos: o que os estudiosos estão prevendo é que, após 15 de julho, vamos passar a ter menos mortes e que até lá, todos aqueles mais vulneráveis à doença, já terão falecido e apenas 10% ainda estará sujeito ao falecimento em decorrência da contaminação pelo coronavírus.

O SIMOP também prevê um outro dado animador: a taxa de internações de pacientes que estejam em tratamento nas Unidades de Tratamento Intensiva (UTI) deve diminuir de 90% para 65% até o dia 24 de junho na capital. Os pesquisadores, no entanto, deixam claro que os dados podem variar conforme a adesão ou não ao isolamento social pela população.