Semana deve ter temperaturas mínimas de 16º em cidades no Sertão Central

compartilhar no:
Chegada do inverno deve provocar temperaturas “incomuns” para os cearenses

Região Central: Nem parecia o Ceará: ventinho no alpendre e uma clima frio capaz de fazer do lençol virar companhia na deitada de rede após o almoço. A semana que se passou registrou temperaturas baixas que reservaram agradáveis surpresas aos cearenses, gerando expectativa se o agradável clima e a trégua no calor vão continuar. O portal Revista Central levantou informações sobre a climatologia de cada uma das 18 cidades do Sertão Central e os dados mostram que o clima ameno deve ser uma tendência a ser observada em alguns dias dessa semana.

Entre os municípios, Pedra Branca deverá ser aquele que vai registrar a menor temperatura dos próximos sete dias. Na próxima segunda-feira (22) a temparatura mínima na cidade deve marcar os 16°. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), embora cause surpresa para a população, os baixos índices não significam algo incomum, já que entre junho e julho as temperaturas costumam baixar.

Por coincidência, se as previsões se confirmarem, a próxima segunda deve ser o dia da semana onde todas cerca de 80% das cidades da região, devem ter suas menores temperaturas para o período. No mesmo dia, Mombaça e Deputado Irapuan Pinheiro devem marcar mínima de 17º. Quixeramobim, assim como Madalena, Senador Pompeu e Milhã, vão marcar 18°, enquanto no mesmo dia, Quixadá deve chegar a 19°, mesma temperatura mínima de Banabuiú,Choró e Ibicuitinga. No outro extremo estão as maiores temperaturas, que nessa semana devem se confirmar na próxima quinta-feira (25) para a maioria dos municípios da região. Quixadá e outras três cidades aguardam marcar os 30° de máxima. O maior índice deve ser em Solonópole, com 35º previstos.

Os dados foram levantados pelo Portal Revista Central no site do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgão do Governo Federal responsável pelas informações do clima e do tempo de todo o País. Por serem dados de outros órgãos, a Funceme não comenta oficialmente os índices, mas em seu site, esclareceu a razão das baixas temperaturas na última semana. Semelhante ao que deve ocorrer em Pedra Branca, a Funceme registrou na semana passada a mínima de 16.1° na cidade de Barro, na região do Cariri.

“A perda radiativa maior durante a noite e madrugada devido a ausência de nebulosidade faz baixar a temperatura mínima, que é registrada por volta das 6h da manhã, geralmente. Entre outras palavras, o que se observa é que, quando você não tem um ‘tampão’ no fim do dia, todo o calor se dissipa e o tempo esfria-se com maior facilidade”, explica a gerente de Meteorologia da Funceme, Meiry Sakamoto.

O órgão ainda explicou que os meses de junho e julho são historicamente mais “frios”, porque seste período o Hemisfério Sul passa a vivenciar o inverno. No caso do estado do Ceará, que está localizado próximo à linha do Equador, o que se observa é uma queda relativamente menor nas temperaturas, comparada, a outros períodos. Tanto é verdade que a Funceme, na semana que se passou, registrou uma temperatura média de 19,5°C na região do Sertão Central e Inhamuns.