Médico relata falta de equipamentos de proteção; Prefeitura de Quixadá rebate afirmando “má intenção”

compartilhar no:
Dr. Pontes Netto equipado com EPIs, que segundo ele, foram adquiridos com recursos próprios.

Quixadá: O médico quixadaense Pontes Netto afirmou nesta terça-feira (15), ter adquirido materiais de proteção individual (EPIs) com  recursos próprios, pois “não há fornecimento pelas autoridades sanitárias vigentes”. O profissional trabalha na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), local onde pessoas doentes procuram o estabelecimento por ser o único que funciona 24h. A postagem causou revolta na gestão petista.

A afirmação do profissional de saúde é grave, já que os EPIs são essenciais para a proteção dos profissionais que lidam diretamente com casos da doença COVID-19, causada pelo novo coronavírus, altamente contagiosa.

A Prefeitura de Quixadá rebateu a denúncia do médico afirmando que ele “agiu de má fé” e “faltou com a verdade”. Em nota, a prefeitura afirma que “o município de Quixadá fez a aquisição desses EPIs que estão disponíveis para o uso em concordância da referida nota técnica”.

O que chama a atenção foi justamente o trecho da nota que diz ser desnecessário o uso desse equipamento durante o atendimento do médico aos pacientes: “O referido servidor, em suas redes sociais, com total má intensão, se apresenta paramentado, com EPI’s desnecessários para o tipo de atendimento que está fazendo, e insinua falta desses equipamentos de proteção, o que não procede.”

A nota diz ainda que “o uso de macacão impermeável, bem como a máscara N95 ou PFF-2 e óculos de proteção estão indicados para procedimentos geradores de aerossóis como intubação orotraqueal, aspiração de vias aéreas e coleta de swab.  Para atendimento ambulatorial não se faz necessário.

Em meio a crise econômica e sanitária, esse entrave entre um profissional da saúde e agentes públicos pode levantar mais uma instabilidade na Terra dos Monólitos.

Confira a nota