Quixadá: Populares denunciam matança de cachorros no Residencial Rachel de Queiroz

compartilhar no:
Animais que vivem nas ruas do Residencial Rachel de Queiroz. (foto: Sertão Alerta)

Quixadá: Um fato alarmante vem sendo denunciado pelos moradores do Residencial Rachel de Queiroz. Cidadãos estão percebendo que muitos cachorros que vivem nas ruas do bairro, estão sendo mortos de forma cruel.

Os animais indefesos, ficam à mercê da índole de pessoas, que em se aproveitam da fragilidade destes animais para cometer atrocidades.

Cachorros que vivem nas ruas são questão de saúde publica, já que muitos, por não terem um responsável, ainda não foram vacinados contra doenças como a leishmaniose canina ou a raiva. Antes recolhidos pela extinta “carrocinha”, agora estes animais estão definitivamente sem assistência alguma do poder público. O coordenador do Centro de Zoonoses, o médico veterinário Claudio Medeiro informou ao portal “Sertão Alerta”, que hoje os municípios estão proibidos de realizarem este tipo de recolhimento. Porém de acordo com o Coordenador informou que quando procurado pela população os animais que se encontram doentes e proporcionando riscos a população é realizado um acompanhamento por parte do município.

Em Quixadá, há também a ONG “4 patas”, que auxilia no tratamento de animais que passaram por maus tratos ou até mesmo acidentes. Os voluntários, por sua vez, chegam a tirar do próprio bolso para custear o tratamento destes animais, sendo necessário também receber doações, já que os custos são elevados.

A Secretaria de Saúde do município aponta que trabalha em dois pontos: o senso populacional canino e as principais doenças que acometem os bichinhos, para que seja possível implementar políticas públicas.