Desperdício: Adutora que leva água do açude Pedras Brancas para Quixeramobim está com vários pontos de vazamento

compartilhar no:

Região Central: Desde que foi inaugurada com o objetivo de levar água do açude Pedras Brancas para o município de Quixeramobim, a adutora apresenta ao longo de toda sua extensão vários furos com vazamentos e desperdício de água. O açude também abastece o município de Quixadá.

A adutora que tem mais de 60 km de extensão foi um investimento de R$ 32,3 milhões de reais. A obra é a maior adutora de montagem rápida (AMR) de todo o estado do Ceará. Um dos motivos para sua viabilização foi, além de garantir o abastecimento das residências dos dois maiores municípios da região, fornecer o abastecimento de água para o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC).

Um vídeo gravado pelo cidadão banabuiense Waltinho Pinheiro, mostra que, ao longe da extensão da adutora, até mesmo já nas proximidades do açude Pedras Brancas, existem vários furos, desde pequenos até grandes, que causam vazamentos, desperdiçando bastante água. O desperdício é tanto que em alguns trechos da estrada carroçável formam poças de água, que deveriam ser das chuvas de inverno, mas que na verdade são de vazamentos da adutora.

A Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh) ainda não se pronunciou sobre o problema.

Confira o vídeo:

Publicado por Waltinho Pinheiro em Domingo, 26 de janeiro de 2020