Fragilidade no poder fiscalizador do parlamento quixadense

compartilhar no:

camara_quixada01Alguns vereadores de Quixadá desconhecem suas verdadeiras atribuições legislativas

O ano de 2011 foi de grande surpresa no parlamento quixadaense. Conquistas como a TV câmara que transmite ao vivo para a população as sessões da Câmara de Quixadá, causaram situações que comprometem e envergonham os cidadãos que confiaram o voto para estarem representados nos anseios e carências dos vários problemas de nossa cidade.

O pleno e bom debate politico deu lugar ao bate boca, baixarias, escândalos, defesas incoerentes, lavagem de roupa suja, acusações e abafamentos de CPIs. A pior situação de destempero foi do próprio presidente da casa, vereador Kleber Júnior, que do alto da tribuna legislativa fez acusações seríssimas que merecem investigações pelo MP e Policia Federal, comprometem a sua pessoa, a vereadora Edi Leal, o Partido dos Trabalhadores – PT e do seu atual desafeto o ex-prefeito de Quixadá Ilário Marques.

Kléber insinuou que ele e integrantes do PT sacaram 100.000 mil reais em 2004, quando todos os bancos estavam em greve geral a quatro dias da eleição. Fez outra acusação gravíssima de que seu irmão prefeito Rômulo Carneiro foi manipulado por Ilário por dois anos num acordo imoral usurpando o poder, e que segundo o vereador prejudicou o município sem detalhar os atos praticados.

O vereador José Maria (ArtVidro), necessita rever seus conceitos como politico. Filiado ao Partido Democratas – DEM, foi o responsável direto pela não efetivação da CPI das Gaiolas que esteve nos debates inclusive em rede nacional e que merecia ser investigadas com provas contundentes e suspeitas de irregularidades. Pior, Zé Maria procurou defender de forma inquestionável o ex-prefeito Ilário que pertence ao PT, arque inimigo do DEM, foi inclusive ameaçado de ser expulso do partido.

A vereadora Dadá e outros vereadores ligados ao ex-prefeito fizeram defesas incontestáveis como verdadeiros advogados do partido. Numa solicitação de vereadores de oposição sobre informações do sumiço da ciclovia da estrada do Cedro, a vereadora Dadá disse que tudo foi feito dentro da lei, mesmo admitindo que houve falhas no projeto, que não pensou nas desapropriações de área para a obra, ora, se era pra ser uma avenida larga com pistas de pedestres e ciclovias, o engenheiro projetista certamente deveria ter pensado nas desapropriações, a vereadora só não soube explicar porque a maioria das obras paralisadas na cidade, todas elas sofrem readaptações do projeto original, só isso já justifica investigações.

A vereadora Edi Leal também foi uma defensora árdua das administrações petistas, mesmo promovendo muitas audiências com resultados altamente frustrantes, se limitou a promover títulos e mais títulos comemorativos para famílias tradicionais da cidade, no meu entendimento com foca a promoção pessoal e politico. Aliás, boa parte desses nobres representantes apresentaram propostas desconectadas da realidade caótica da cidade de Quixadá, escamotearam investigações pertinentes de suspeitas de desvios públicos e se limitaram a autopromoção e viagens com diárias gordas do contribuinte.

Os vereadores de oposição em seu papel ambíguo e sem respaldo popular atirou para todos os lados, não promoveu debates com a população, tentou sem sucesso escandalizar as administrações petistas, mas sem organização, não obteve resultados. Os vereadores oposicionistas são ligados ao deputado Osmar Baquit, motivo de desconfiança popular e com efeitos meramente políticos.

Outros vereadores tiveram participações medíocres, não apresentaram projetos importantes, estão submissos a grupos empresariais, políticos e de empreiteiros. Alguns vereadores chegaram a gastar em suas campanhas R$ 300, 400 e até R$ 500 mil reais para serem eleitos, dinheiro cavernoso, com interesses difusos, muitos deles estão “engessados”, aprovando matérias sem ao menos fazerem a leitura, beneficiando algum interesse que não é de nossa sociedade.

Enfim, as eleições 2012 se avizinham, é importante que a população quixadense cobre mais do seu vereador, espero que os digníssimos “representantes do povo” esqueçam um pouco a politica partidária e possam abraçar a ideia de reconstrução de nossa cidade, por favor, isolem os “chupacabras” da politica quixadenses e concentrem suas forças nos problemas que são muitos da nossa amada Quixadá.

Fabio de Oliveira
Colunista 
As opiniões aqui expressas não necessariamente coincidem com a do portal Revista Central.


Escreva algo