Lar Quixadá Quixadá recebe III Seminário de Educação Ambiental e Patrimonial do Sertão Monumental
QuixadáÚltimas notícias

Quixadá recebe III Seminário de Educação Ambiental e Patrimonial do Sertão Monumental

396

Nos dias 8, 9, 10 e 30 de outubro de 2025, Quixadá sedia o III Seminário de Educação Ambiental e Patrimonial, com o tema “Infância, Cultura e Território: Tecendo Saberes no Sertão Monumental”. O evento propõe a integração entre saberes científicos, populares e artísticos, reunindo educadores, tesouros vivos da cultura do Ceará, pesquisadores e gestores públicos em torno da preservação da memória, da natureza e das culturas do Ceará.

Nesta edição, o Seminário destaca o brincar como prática formativa e como forma de valorização das identidades culturais, aproximando educação ambiental, patrimônio cultural e pedagogias da infância. A iniciativa também se relaciona à candidatura do Geoparque Sertão Monumental à UNESCO e ao Plano de Cultura Infância do Ceará, primeiro marco legal do país voltado à área.

A realização é da Casa de Saberes Cego Aderaldo, espaço do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), da Secretária do Meio Ambiente e Mudança do Clima, através Unidade de Conservação Monumento Natural – Os Monólitos de Quixadá. Parceria da Prefeitura de Solonópole, Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC |UECE) e IFCE campus de Quixadá. Conta com o apoio do Programa Agente Jovem Ambiental, Colégio Sagrado Coração, Ecopousada São José e da Prefeitura Municipal De Quixadá, através da Secretaria De Educação De Quixadá.

Programação e destaques

A programação tem início no dia 08 de outubro, com uma visita mediada à exposição “Quixadá Fantástico”, conduzida pelo Núcleo Educativo da Casa de Saberes Cego Aderaldo, convidando estudantes e professores a refletirem sobre o sertão por meio da arte e da imaginação. À tarde, haverá distribuição de mudas nativas e frutíferas, em parceria com o Programa Agente Jovem Ambiental (AJA/SEMA), promovendo práticas sustentáveis e de cuidado com o território.

A abertura oficial acontece às 18h, reunindo autoridades, estudantes, gestores culturais e parceiros estratégicos, e segue com a mesa-redonda “Sertão Monumental: Geoparques, Patrimônio e Educação para o Futuro”, com Eduardo Guimarães, Presidente da Rede Brasileira de Geoparques Mundiais da UNESCO, Vice-Coordenador da Rede de Geoparques da América Latina e Caribe e Diretor Executivo do Geopark Araripe UNESCO e mediação da professora Caroline Loureiro (IFCE/Campus Quixadá).

O encontro tem como objetivo refletir sobre o papel do Programa Mundial de Geoparques da UNESCO enquanto estratégia para o desenvolvimento regional sustentável. Como desdobramento, será elaborada uma carta- proposta voltada à construção para a candidatura do Geoparque Sertão Monumental para Rede Global de Geoparques.

No dia 09 de outubro, o debate se volta para as conexões entre patrimônio, escola e comunidade, com a participação de Camila Braz, Fábia Medeiros e Suzenalson Kanindé, mediado por Alexandre Pinheiro. À tarde, a professora Vaneicia Gomes ministra a oficina “Ciência e Arte na Botânica”, e o entardecer será celebrado com Paulinho do Sax no tradicional Entardecer no Cedro, às margens do açude.

Na sexta-feira (10), o Mestre da Cultura Zé Carneiro conduz a vivência “O Livro da Mata”, no Mont’Alverne, compartilhando os saberes de mateiro e suas relações com a natureza. À tarde, técnicos da Secretaria de Cultura de Solonópole realizam a oficina “Pigmentos Naturais”, explorando tintas criadas a partir de elementos do território.

Encerrando o seminário, no dia 30 de outubro, acontece a Bodega da Casa e Ecológica, com o tema “Cuidar da Terra, Cuidar da Gente”, além da exposição fotográfica “Eu no Sertão Monumental”, com curadoria de Cesar Moura, e “Retratos do Voo – Aves Cearenses”, de Paulo Álefe Leitão Queiroz.

Artigos relacionados

PolicialÚltimas notícias

Operação “Falsa Toga” tem ações em Boa Viagem e prende 12 suspeitos por golpes

O município de Boa Viagem, no Sertão Central do Ceará, foi um...

PolicialÚltimas notícias

Último suspeito de quatro mortes em Itarema é preso pela Polícia Civil em Amontada

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) cumpriu, nessa terça-feira (7),...

NacionalÚltimas notícias

Ampliação da CNH Popular para alunos de graduação e ensino técnico é aprovada

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) aprovou, nesta terça-feira (7), o projeto...

PolicialÚltimas notícias

Portão furtado: morador reage e fecha entrada com muro na Capital

Fortaleza: Cansado de ser alvo de criminosos, um morador do bairro Monte...