Lar Policial Motorista que decapitou funcionário do IJF é condenado a 25 anos e nove meses de prisão
PolicialÚltimas notícias

Motorista que decapitou funcionário do IJF é condenado a 25 anos e nove meses de prisão

973

O motorista Francisco Aurélio Rodrigues de Lima foi condenado, nesta segunda-feira (6), a 25 anos e nove meses de prisão pelo tribunal do júri de Fortaleza, após ser considerado culpado pelos crimes de homicídio consumado e homicídio tentado. Ele foi responsabilizado por matar e decapitar o zelador Francisco Mizael Souza da Silva dentro do Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF), em abril de 2024, além de balear outro funcionário da unidade.

A sentença determina que Aurélio cumpra a pena em regime inicialmente fechado, sendo 18 anos e 9 meses pelo homicídio de Mizael e sete anos pela tentativa de homicídio contra Carlos Sérgio Matos de Queiroz, que sobreviveu após ser atingido por tiros e receber alta quatro dias depois do ataque.

O crime, que chocou o Ceará pela brutalidade, ocorreu no refeitório do IJF, uma das principais unidades hospitalares da capital cearense. Segundo as investigações, o ex-copeiro — que na época trabalhava como motorista de aplicativo — conseguiu entrar no hospital usando o sistema de reconhecimento facial, mesmo após ter sido demitido mais de um ano antes. Ele carregava uma mochila com uma arma de fogo e uma faca.

De acordo com testemunhas, Aurélio atirou quatro vezes contra Mizael e, em seguida, o decapitou. Imagens do local mostraram a vítima caída, com o uniforme do hospital, e a cabeça ao lado do corpo. Após o crime, o agressor fugiu, abandonando a mochila com a arma dentro da unidade.

Horas depois, Aurélio foi localizado e preso no distrito de Patacas, no município de Aquiraz, Região Metropolitana de Fortaleza. A motivação, segundo a Polícia Civil, foi ciúme: o réu acreditava que sua companheira mantinha um envolvimento com o zelador. Em depoimento, a mulher afirmou que o relacionamento com Aurélio durava cerca de um ano e meio e que ele demonstrava comportamentos possessivos e ciumentos, não apenas em relação a Mizael, mas também a outros colegas de trabalho.

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) informou que o réu já possuía antecedentes por desacato e uma medida protetiva expedida contra ele antes do crime. A defesa do condenado não foi localizadapela reportagem.

Francisco Mizael Souza da Silva, que trabalhava há dez anos no IJF, deixou uma filha de seis anos e uma esposa grávida. Ele foi sepultado em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza.

O Hospital IJF, administrado pela Prefeitura de Fortaleza, é referência no atendimento a vítimas de traumas graves, queimaduras e lesões vasculares. O caso, que ganhou repercussão nacional, provocou comoção entre servidores e levantou discussões sobre segurança interna em unidades de saúde públicas.

Artigos relacionados

PolicialÚltimas notícias

Munições são apreendidas após confronto e fuga de suspeitos na zona rural de Caridade

Composições do 4º Batalhão da Polícia Militar do Ceará (PMCE) apreenderam munições...

PolicialÚltimas notícias

Polícia Civil captura foragido por homicídio ocorrido em 2011 na zona rural de Quixadá

Região Central — Policiais Civis da Delegacia Regional de Quixadá prenderam, na...

PolicialÚltimas notícias

MPCE recomenda transporte adaptado para criança com deficiência em Mombaça

O Ministério Público do Ceará, por meio da 1ª Promotoria de Justiça...