Sertões de Canindé: O Ministério Público do Estado do Ceará deu um prazo de 48 horas para que a Prefeitura de Caridade apresente um cronograma de pagamento dos salários atrasados dos servidores municipais. A medida foi adotada após a prefeita Simone Tavares não comparecer a reunião convocada pela Promotoria para tratar do tema.
Segundo denúncias recebidas pelo MP, o salário referente a dezembro ainda não havia sido quitado até a noite de terça-feira (27). A Prefeitura informou pagamento apenas para servidores efetivos e comissionados da área da saúde, enquanto contratados relatam atrasos que chegam a seis meses. Entidades sindicais também apontam ausência da prefeita nas tratativas; uma manifestação chegou a ser anunciada, mas foi suspensa após o pagamento parcial.
Em nota, a gestão municipal atribuiu os atrasos a uma mudança no cronograma, com a intenção de pagar a folha dentro do próprio mês. A Prefeitura afirmou que pretende quitar janeiro e negociar o pagamento de dezembro, dentro da capacidade financeira do município, e informou que está ajustando o chamamento de terceirizados para regularizar valores pendentes.
Diante do cenário, a Promotoria de Justiça de Caridade determinou que o Município informe a data de pagamento dos salários de dezembro, a possibilidade de firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com plano de quitação dos débitos e a definição de uma data fixa mensal para pagamento nos próximos meses.
