O governador do Ceará, Elmano de Freitas, decretou ponto facultativo para a próxima sexta-feira (20), após o feriado de Corpus Christi, celebrado na quinta-feira. A medida vale para os órgãos da administração pública estadual e será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).
De acordo com o governador, serviços essenciais, como saúde e segurança pública, seguirão funcionando normalmente. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (16) pelas redes sociais. “Estarei decretando ponto facultativo na próxima sexta, em virtude de Corpus Christi, data tão importante para a fé cristã, que celebra a presença real de Jesus na Eucaristia”, afirmou Elmano na publicação.
Com a decisão, o Ceará terá mais um feriadão prolongado, ocasião em que o fluxo nas estradas aumentam nos dois sentidos interior/capital. A movimentação em maior número também se reflete em maiores acidentes.
A data de Corpus Christi é considerada ponto facultativo nacional. Ou seja, no Brasil todo, pelo fato da data possuir um viés religioso, fica facultado às empresas e órgãos públicos, decidir trabalhar ou não neste dia. Só é feriado mesmo naquelas cidades ou estados onde o dia de Corpus Christi é uma data comemorada por meio de lei.
No Ceará, anualmente, é costume os governadores decretarem o ponto facultativo no dia. A medida do governador Elmano de Freitas costuma ser replicada por prefeitos nos seus respectivos municípios, mas também não é uma obrigatoriedade. Ou seja, o estado pode decretar ponto facultativo, mas um município, não.
