Lar Quixadá Gestora cultural denuncia ato racista ao encontrar banana presa em carro em Quixadá
QuixadáÚltimas notícias

Gestora cultural denuncia ato racista ao encontrar banana presa em carro em Quixadá

144
Screenshot

A coordenadora da Casa de Saberes Cego Aderaldo, em Quixadá, Michelle Maciel, denunciou ter sido vítima de um ato de racismo após encontrar uma banana presa ao limpador do vidro traseiro de seu veículo. O caso foi registrado junto às autoridades policiais e está sendo investigado pela Polícia Civil como possível crime de injúria racial.

Segundo relato da gestora cultural, o episódio aconteceu no início de junho e foi percebido por colegas de trabalho. Em um primeiro momento, ela afirmou ter tentado interpretar a situação como uma provocação de mau gosto. No entanto, ao refletir sobre o simbolismo do gesto, concluiu que se tratava de uma manifestação racista, o que motivou a formalização da denúncia.

A repercussão do caso gerou manifestações de solidariedade e repúdio por parte de instituições e representantes públicos. Organizações ligadas à cultura e aos direitos humanos reforçaram que práticas discriminatórias configuram violação da dignidade da pessoa humana e devem ser combatidas por meio da responsabilização dos envolvidos e da conscientização da sociedade.

As investigações estão sendo conduzidas pela Delegacia Regional de Quixadá, que realiza diligências e busca reunir elementos para identificar o autor ou os autores do ato. Até o momento, não houve divulgação de suspeitos ou de novas informações sobre o andamento do inquérito.

Ao tornar o episódio público, Michelle destacou a importância de denunciar situações de racismo para incentivar outras vítimas a romperem o silêncio e procurarem os órgãos competentes. Ela ressaltou que a exposição do caso contribui para ampliar o debate sobre o enfrentamento à discriminação racial e fortalecer a luta por respeito e igualdade.

A legislação brasileira prevê punição para crimes motivados por preconceito racial, e especialistas reforçam que denúncias são fundamentais para que as autoridades possam investigar e responsabilizar os envolvidos, contribuindo para o combate à intolerância e à discriminação.

Artigos relacionados

PolicialÚltimas notícias

Homem é preso em Quixadá suspeito de abuso sexual contra criança de apenas 2 anos

Quixadá: Um homem de 59 anos foi preso nesta segunda-feira (27), em...

QuixeramobimÚltimas notícias

Jovem Ana Clara, que teve mãos amputadas, mostra marcas de cicatrizes: ‘Milagre’

Quixeramobim: “As cicatrizes que carrego no meu braço são as marcas do...

QuixeramobimÚltimas notícias

MPCE recomenda que Crede 12 e Secretaria de Educação combatam uso de ‘vapes’ em escolas de Quixeramobim

Quixeramobbim: O Ministério Público do Ceará, por meio da Promotoria de Justiça...

NacionalÚltimas notícias

Mulher encontra tesoura esquecida por médicos dentro do abdômen depois de cirurgia

Uma mulher denunciou ter sido vítima de um erro médico, em um...