Risco de asteroide colidir com a terra em 2032 sobe para maior nível da história, segundo Nasa

compartilhar no:

A Agência Espacial Americana (Nasa, na sigla em inglês), elevou 3,2% as chances prováveis de um asteroide colidir com a terra, no ano de 2032. É a maior taxa de risco de colisão de um asteroide, já classificada em toda a história da Nasa.

De 100%, a possibilidade é considerada baixa (afinal, existem 96% de chance do asteroide não bater na terra), mas tem assustado as pessoas porque, segundo os estudiosos, a chance de 3,2% é a maior desde que esse tipo de monitoramento passou a ser feito.

Estima-se que o asteroide, nomeado de 2024 YR4, tenha cerca de 40 a 100 metros de cumprimento. Apesar do tamanho, a sua queda na terra não causaria a destruição do planeta nem de um país inteiro, no máximo, de uma grande cidade ou causaria tsunamis, caso caia no mar.

A agência está monitorando a órbita do asteroide e acredita que o “risco de impacto” pode ser descartado no futuro. Contudo, também existe a possibilidade de que a probabilidade de impacto continue a aumentar à medida que mais informações se tornem disponíveis.