Quixadá: Os postos de combustíveis em Quixadá já reajustaram o valor cobrado pelo litro da gasolina, vendido na bomba. Em alguns casos, o valor cobrado se aproxima dos sete reais. O Revista Central comprovou que o aumento ocorreu, logo depois que a Petrobras anunciou o reajuste no preço dos combustíveis nas refinarias.
O reajuste do preço do diesel pela Petrobras e o aumento do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), arrecadado pelos estados, sobre a gasolina, o etanol, o diesel e o biodiesel, são os responsáveis pela alta.
Em pelo menos quatro postos de combustíveis, a alta no preço pelo litro da gasolina, chegou a quase cinquenta centavos. Em um dos postos, a depender do tipo de cartão utilizado, o valor cobrado já ultrapassa a casa dos sete reais.
Conforme constatou o Revista Central, pelo menos um dos estabelecimentos aumentou o preço também no domingo (2). No último sábado, o valor do litro na bomba estava saindo por R$ 6,19. Já no domingo, o valor era outro: R$ 6,39.
O impacto no preço final depende do mercado. Isso porque os preços da Petrobras são fixados nas refinarias, cabendo às distribuidoras, aos postos de combustíveis e aos comerciantes, estabelecer o preço final. Geralmente, os aumentos de tributos e de preços nas refinarias são repassados aos consumidores.