Quixeramobim é única cidade da região com menor índice de jovens em vulnerabilidade social

compartilhar no:
Centro de Quixeramobim, município do Sertão Central (Foto: Cláudio Eloy/Divulgação)

Região Central: Entre 2013 e 2023, o Ceará registrou uma redução nos índices de vulnerabilidade social da juventude, segundo estudo da Diretoria de Estudos Sociais (Disoc) do Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). A maioria dos 184 municípios do estado passou a ser classificada com índices baixos ou muito baixos.

O Índice de Vulnerabilidade Social da Juventude (IVSJ) é um indicador que avalia as condições de vida dos jovens em dimensões como saúde, educação, trabalho e violência. O IVSJ varia de zero a 1, sendo que valores mais baixos indicam menor vulnerabilidade.

Quixeramobim apresentou um dos menores índices do estado, com 0,1898, seguido por Potiretama, com 0,1928. Esses resultados indicam que os jovens desses municípios estão expostos a menores riscos sociais em comparação a outras regiões.

As dez cidades com os melhores índices de vulnerabilidade social da juventude são: Quixeramobim, Potiretama, Aratuba, Pereiro, Palmácia, Tabuleiro do Norte, Cruz, Jaguaruana, Croatá e Russas.

Por outro lado, os municípios com os índices mais elevados, enfrentando maiores desafios segundo o IVSJ, são: Potengi, Paramoti, Itatira, Alto Santo, Itaiçaba, Forquilha, São João do Jaguaribe, Araripe, Hidrolândia e Penaforte.

O estudo utilizou dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos (Sinasc) e do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), ambos do Ministério da Saúde, além da Relação Anual de Informações Sociais (Rais), do Ministério da Economia.