De acordo com a Enel Distribuição Ceará, o número de descargas atmosféricas registradas no Ceará só esse ano foi de cerca de 12 mil raios. As informações foram obtidas por meio do Sistema de Monitoramento e Alerta que monitora, entre outras ocorrências, as descargas atmosféricas no Ceará.
As cidades mais atingidas foram Granja (1.160), Lavras da Mangabeira (725) e Mauriti (667). Já a Região Norte foi as macrorregião com maior número de registros em 2025, com 4.617 raios. No ano passado, a companhia registrou 275.624 em todo o estado.
No último fim de semana o Revista Central mostrou em uma reportagem, dados exclusivos solicitados à Enel, sobre o balanço de raios que caíram em Quixadá em 2024. Foram 3.781 raios registrados em Quixadá durante todo o ano passado. O município com o segundo maior acúmulo de raios da região foi Quixeramobim, com 3.364 raios. Mombaça aparece em terceiro, com 3.124 raios.
Além de chuvas, ventos fortes, queimadas e descargas atmosféricas, o Sistema de Monitoramento e Alerta auxilia na verificação de possíveis ocorrências na rede da distribuidora, possibilitando que técnicos e engenheiros monitorem, em tempo real, todo o Ceará.
O sistema emite boletins diários sobre as condições meteorológicas de todo o Ceará e antecipa contingências no atendimento de emergência. Além disso, o programa conta com previsão de chuvas, monitoramento das áreas e alerta para previsão de riscos para cada local monitorado.