Novas usinas de energia solar devem ser construídas em Senador Pompeu e Canindé

compartilhar no:
Investimentos preveem instalação de usinas de energia solar no Sertão Central (Foto: divulgação)

Região Central: Em um cenário de crises hídricas frequentes e aumento na demanda por energia limpa, a energia solar tem se tornado uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento e a segurança energética do sertão cearense, região onde o sol sempre a pino e as altas temperaturas, garantem o retorno esperado neste tipo de geração de energia.

Prova disso é que mais uma empresa anunciou que pretende aportar investimentos para a instalação de usinas de energia solar, em dois municípios do Sertão Central: Senador Pompeu e Canindé. A informação foi antecipada pelo jornal Diário do Nordeste.

O investimento seria feito pela empresa Trinity Energias Renováveis, especializada na geração de energia limpa e sustentável, com foco em soluções inovadoras que aliam tecnologia de ponta e compromisso ambiental.

Ao todo, conforme a publicação, a empresa planeja instalar 14 usinas em sete municípios, incluindo Canindé e Senador, o que, em tese, garantiria a instalação de duas usinas solares por município. O plano de investimento ultrapassa a casa dos R$ 300 milhões. Algumas das obras para a instalação já estão em andamento.

Com mais este anúncio de investimento, aos poucos, o Sertão Central tem demonstrado sua força e potencial para os negócios no campo das energias renováveis e limpa. Na última semana, o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema) autorizou a instalação de uma grande usina de geração de energia solar, entre os municípios de Quixadá e Ibaretama.