Enem 2024: Quase 5 mil estudantes são eliminados no primeiro domingo de aplicação das provas

compartilhar no:
Equipe registra suposto caso de vazamento de prova (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Balanço preliminar do Ministério da Educação (MEC), aponta que quase 5 mil participantes foram eliminados no primeiro domingo de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os números foram divulgados pelo ministro da educação, Camilo Santana, em coletiva na noite desse domingo (3).

Ao todo, 4.999 participantes foram eliminados por portar equipamento eletrônico; ausentar-se antes do horário permitido; ou não atender orientações dos fiscais, por exemplo. Outras 689 pessoas foram afetadas por problemas como emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica ou abastecimento de água.

O balanço também mostrou que o índice de abstenção, ou seja, alunos que se inscreveram, mas que não compareceram para fazer a prova, caiu de 28,1%, em 2023, para 26,6%, em 2024. O MEC também registrou que, em 2024, 94% dos estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas este ano se inscreveram no Enem.

O MEC também vai investigar com a ajuda da Polícia Federal, um possível caso de vazamento da prova. Um estudante tentou sair antes do horário previsto e, logo depois, o sistema de rastreamento de informações da PF, localizou imagens da prova circulando na internet.