O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que realiza estudos climáticos e é ligado ao Governo Federal, emitiu dois alertas de perigo para o Ceará: um com risco de vendaval e outro sobre as condições de baixa umidade do ar, o que pode acarretar em problemas de saúde na população.
Os alertas foram registrados nesta quinta-feira (12). Ambos possuem validade apenas durante o dia de hoje, mas podem ser renovados, a depender das novas previsões do Inmet.
Típico dos meses de agosto e setembro, os ventos que já são fortes neste período, podem se intensifcar nesta quinta. Todos os municípios da região do Sertão Central estão inclusos no alerta. O risco é de que eles variem entre 40 km/h e 60 km/h. Há risco de queda de galhos de árvores, mas o risco é baixo. Este aviso de alerta vale até às 18h.
Um outro alerta de perigo foi sobre a baixa umidade do ar, e tem validade até às 21h de quinta. O Inmet prevê que a umidade relativa do ar possa variar entre 30% e 20%, e orienta que as pessoas bebam bastante líquido, evite desgaste físico nas horas mais secas e também evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Ambos os alertas são de Perigo Potencial, o mais baixo da escala que varia de um a três, onde um seria o equivalente a Perigo Potencial; dois, relativo a Perigo, e três, relativo ao índice de Grande Perigo, em que as previsões possuem mais chances de se concretizar.