Eleições 2024: O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou os mandados do prefeito de Pacujá, Raimundo Rodrigues de Sousa Filho, e do seu vice, José Silva de Abreu. Além da decisão, tomada em sessão nessa quinta-feira (12), o TSE determinou que o nome de um novo prefeito seja escolhido por meio eleição indireta.
Na decisão, o TSE comprovou que Raimundo Filho e seu vice, cometeram abuso de poder econômico, durante as eleições de 2020, na qual saíram vencedores. Em uma operação, o Ministério Público do Ceará evidenciou um esquema de compra de votos na cidade, em troca de compra de passagens aéreas, entrega de materiais de construção, entrega de dinheiro em espécie, pagamentos de exames médicos, dentre outros.
Raimundo Filho, que tem atualmente 27 anos e é considerado um dos mais jovens prefeitos do Ceará, chegou a ser afastado do cargo em 2022, mas o ministro do TSE, Alexandre de Moraes, reconduziu o gestor ao cargo em uma reavaliação da pena.
Como o afastamento do prefeito se dá a menos de quatro meses do fim do seu mandato, o TSE determinou que a escolha de um novo prefeito para ocupar o cargo, seja feita pela Câmara Municipal. Isso ocorre também porque Raimundo Filho era candidato a reeleição, mas com a decisão, não poderá mais continuar candidato.
Depois que a decisão do TSE saiu e se tornou de conhecimento do público, Raimundo Filho compartilhou um vídeo em suas redes sociais, onde relembra algumas ações de sua gestão. Simpatizantes e eleitores compartilham uma hastag onde demonstram estar aliado ao prefeito, que ainda não se pronunciou especificamente sobre o caso.