Eleições 2024: Já chegou a sete o número de candidatos a prefeito nas eleições deste ano no Ceará, que desistiram da campanha e renunciaram ao cargo disputado. Os números foram checados neste domingo pelo Revista Central, no sistema de dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Edson Sá, que concorria ao cargo de prefeito de Eusébio, saiu da corrida eleitoral. Aconteceu o mesmo com Diego Marques, que era candidato a prefeito em Massapê. Pacajus também teve renúncia: o então candidato Fagner da Costa não está mais na disputa.
De acordo com o levantamento do TSE, José Barreto, de Quiterianópolis, e Gerlanio Sampaio, de Nova Olinda, também desistiram de concorrer. Em São Luis do Curu, João Batista, anunciou que também está fora da disputa deste ano.
O único caso de renúncia à candidatura no Sertão Central foi registrado, até agora, em Quixeramobim. Graciela Duarte renunciou à disputa. Ela não tinha coligação e disputava com o seu partido isolado, o Republicanos. Nas redes sociais, ela não se pronunciou, mas postou um banner onde aparecia declarando apoio ao candidato Paulo Ferreira.
O número de candidatos a vice que também renunciaram, é quase o dobro: foram 12 candidatos que voltaram atrás, e que já não vão mais fazer par com sua dupla. Além dos municípios onde os candidatos a prefeito renunciaram, houve também desistência isolada do vice, sem que o candidato a prefeito também tivesse desistido, em Aquiraz, Aracoiaba, Assaré, Camocim e Moraújo.