Eleições 2024: A coligação do candidato a prefeito de Deputado Irapuan Pinheiro, Carlos Filho, pediu na Justiça Eleitoral, que a candidatura da vereadora Maria Gildevânia Alves seja indeferida. A fundamentação para o pedido é que Gildevânia é irmã do candidato a prefeito, Gildecarlos Pinheiro.
Na petição impetrada nessa quinta-feira (26) na 55ª Zona Eleitoral do Ceará, a coligação de Carlos Filho explica que a razão da candidatura de Gildevânia ser ilegal “é caracterizada em razão das relações de parentesco, para tutelar a rotatividade na ocupação dos mandatos eletivos, evitando a perpetuação de grupo familiar no poder, ou sua pretensão”.
“O dispositivo constitucional visa garantir a lisura do processo eleitoral, evitando o uso indevido da máquina pública e o favorecimento indevido de parentes do chefe do Executivo. A inelegibilidade reflexa é medida de ordem pública que impede a perpetuação do poder na mesma família”, afirmam os advogados no pedido.
O Revista Central confirmou na plataforma DivulgaCand que a candidatura de Maria Gildevânia foi deferida e ela já teve, inclusive, o nome inserido na urna. Para o eleitor que escolher votar na candidata, ela aparecerá na urna com o nome de Vanda.
Na petição, a coligação da campanha adversária à candidatura da vereadora, pede que o Ministério Público Eleitoral faça a intimação das partes citadas, e que a própria candidata seja citada no processo, para apresentar defesa, caso queira. O processo foi recebido e distribuído por sorteio na quinta e aguarda a apreciação e despacho do juiz eleitoral.