Eleições 2024: Justiça já registrou 143 denúncias de propaganda eleitoral irregular no Sertão Central

compartilhar no:
RC faz cobertura especial das eleições 2024 (Arte: RC)

Eleições 2024: Há duas semanas do dia da eleição, a Justiça Eleitoral já contabiliza um total de 143 denúncias, de irregularidade na propaganda eleitoral em 13 municípios do Sertão Central do Ceará. Os números foram obtidos pela Justiça Eleitoral com exclusividade pelo Revista Central.

Até a tarde dessa sexta-feira (20), data em que o texto desta reportagem foi fechado, chegava a 143 o total de denúncias. Pedra Branca é o município que lidera o número de denúncias por irregularidades: foram 39 acionamentos à Justiça Eleitoral. Canindé aparece em seguida, com 27 denúncias.

De acordo com o levantamento, as 13 cidades que estão sendo alvo de apurações por campanha com possíveis irregularidades são: Banabuiú, Boa Viagem, Canindé, Deputado Irapuan Pinheiro, Ibaretama, Milhã, Mombaça, Paramoti, Pedra Branca, Quixadá, Quixeramobim, Senador Pompeu e Solonópole.

Conforme a Justiça Eleitoral, até essa sexta os municípios de Caridade, Choró, Ibicuitinga, Itatira, Madalena, Piquet Carneiro não tinha nenhuma denúncia registrada. A maioria das irregularidades denunciadas envolve a campanha para o cargo de vereadores, seguido da campanha para prefeito.

Em todo o Ceará, do início do período permitido para a propaganda eleitoral até essa sexta, já foram registrados 2.283 denúncias de irregularidades na propaganda eleitoral. Fora a Capital, que registra até o momento 767 denúncias, o município do interior com o maior número de registros é Iguatu, com 99 apurações de irregularidade em andamento.

Veja o detalhe da quantidade de denúncias em cada município:

BANABUIÚ 9
BOA VIAGEM 2
CANINDÉ 27
DEPUTADO IRAPUAN PINHEIRO 2
IBARETAMA 1
MILHÃ 13
MOMBAÇA 11
PARAMOTI 1
PEDRA BRANCA 39
QUIXADÁ 10
QUIXERAMOBIM 16
SENADOR POMPEU 9
SOLONÓPOLE 3