Quixadá: O município de Quixadá abriga sob seu nome, vários títulos curiosos: terra dos monólitos, cidade dona do primeiro açude construído no Brasil, ponto de contato com extraterrestres. Mas, uma recente pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou outro índice ainda mais curioso.
Conforme a Pesquisa da Pecuária Municipal, o município de Quixadá é o segundo entre todos os 184 municípios do Ceará, que possui o maior número de galinhas. Sim, a terra da Galinha Choca é também a que possui a segunda maior criação de galinhas vivas do Estado.
Segundo a Pesquisa, são 3.730.000 galinhas. O dado é relativo ao ano de 2023 e, conforme o levantamento do IBGE, a cidade cearense líder na criação de galinhas é Beberibe, que tinha, até ano passado, 3.918.816 galinhas sendo criadas.
Para se ter uma ideia, Quixadá tem pouco mais de 84 mil habitantes, conforme o Censo mais recente do IBGE, o de 2022. A título de comparativo, é como se para cada morador de Quixadá, existisse mais de 44 mil galinhas.
A criação de galináceos pode parecer algo bobo ou simplório, mas é um elemento que fortalece a economia. A carne branca do frango é uma das mais procuradas pelos consumidores em geral, tanto pelo seu preço, como por seu valor nutricional. Além disso, as galinhas também contribuem com a produção de ovos.