Eleições 2024: A Justiça Eleitoral do Ceará indeferiu o registro de candidatura do prefeito de Baturité e candidato à reeleição, Herbet Mota (Republicanos). A decisão é assinada pelo juiz Daniel Gonçalves Gondim, Juiz Eleitoral da 5ª Zona do Ceará.
Herbert Mota foi alvo de uma operação da Polícia Federal nessa terça-feira (3), em que teve objetos apreendidos. Ele usou um lança-chamas durante um ato de campanha, nas ruas de Baturité. O ato foi avaliado como perigoso pela Justiça Eleitoral e a Polícia Federal apreendeu os objetos.
No entanto, a impugnação de Herbert tem outra razão: ocorre porque, segundo a Justiça, o prefeito teria utilizado as redes sociais oficiais da Prefeitura de Baturité, para promover politicamente deputados apoiados por ele, durante as eleições de 2022. O ato teria gerado uma disputa desproporcional, no parecer da Justiça.
O juiz Daniel Gonçalves Gondim determinou que o partido político de Herbert Mota fosse notificado e que apresente um nome substituto no prazo de dez dias, mas na tarde desta terça-feira, a defesa do candidato apresentou recurso, pedindo que a decisão fosse reavaliada.