Mais de 600 crianças nascidas em Quixadá foram registradas sem nome do pai

compartilhar no:
Cartório Bezerra em Quixadá, onde se faz os registros de nascimento (Foto: reprodução)

Quixadá: O município de Quixadá é o que tem o maior número de crianças nascidas e registradas sem o pai, num ranking considerando os 18 municípios do Sertão Central. Os dados são da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil).

A plataforma começou a contabilizar registros de nascimento desde primeiro de janeiro de 2016. De lá até esta segunda-feira (12), foram registrados 8.274 nascimentos dos quais, 641 foram feitos somente com o nome da mãe e sem o nome do pai.

O número coloca Quixadá na liderança entre os municípios da região, no quesito crianças sem pai. Quixeramobim aparece na vice-colocação, com 507 registros de nascimento onde as crianças não levavam o nome do pai, entre os 9.743 registros realizados.

Pedra Branca surge em seguida no ranking do Sertão Central, com 3.958 nascimentos registrados desde primeiro de janeiro de 2016, sendo que deste total, 256 não traziam o nome do pai no documento.

De acordo com a Arpen Brasil o registro de nascimento, quando o pai for ausente ou se recusar a realizá-lo, pode ser feito somente em nome da mãe que, no ato de registro, pode indicar o nome do suposto pai ao Cartório, que dará início ao processo de reconhecimento judicial de paternidade.