60 dias após fim da quadra chuvosa, dois açudes permanecem sangrando no Ceará

compartilhar no:
Barragem do Tijuquinha, em sangria neste ano (Foto: Breno Wermesson)

Setembro já está bem aí, batendo à porta, trazendo com ele o tão famoso quadrimestre B-R-O Bro. Mas, ainda que a quadra invernosa já tenha se encerrado há 60 dias, dois açudes no Ceará permanecem sangrando, de tanto que acumularam no período de chuvas.

De acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) a sangria está sendo registrada no açude Germinal, em Pacoti, e no Tijuquinha, em Baturité. Os dois açudes são pequenos em termos da quantidade de água que são capazes de acumular.

Ainda assim, a água vertendo no sangradouro demonstra o quanto o período chuvoso foi importante e intenso naquela região. As lâminas de sangria de água não ultrapassam os 0,02%, conforme o detalhamento da Cogerh. É pouco, mas ainda assim, um indicativo de que os dois açudes acumularam bastante água.

Em todo o Ceará, a quadra chuvosa foi responsável por elevar a 52,7% o percentual hídrico acumulado nos 157 reservatórios oficiais do Ceará, que são monitorados pela Cogerh. 24% deles, no entanto, estão com um volume de água inferir a 30% de acumulo.